Live de formação debate a escola, os jovens e seus Projetos de Vida no novo modelo do Ensino Médio

Rio Grande do Sul

18.11.2021

Com o intuito de debater as perspectivas para os estudantes e professores diante das mudanças previstas para o Ensino Médio, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, na noite desta terça-feira, 16 de novembro, a live de formação “A escola, os jovens e seus Projetos de Vida”. O encontro, transmitido pelo canal do YouTube TV Seduc RS, contou com a presença da secretária Raquel Teixeira; do diretor de Educação do Instituto Iungo, Paulo Andrade; além da participação de professores e formadores.

O evento tratou especialmente do componente curricular Projeto de Vida, seu impacto na trajetória dos estudantes e como os professores poderão trabalhar este tema nas escolas.

“Quando a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) muda o conceito de conhecimento para competência, ela passa a vincular a teoria com a prática. Então, ela concebe o ser humano de forma integral. A educação é integral no sentido da plenitude do desenvolvimento. O novo modelo de Ensino Médio vai ao encontro desta arquitetura nova do ensino”, explica a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, conforme ela, a partir de 2022, além da formação geral básica, os alunos passarão a ter os componentes curriculares Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura Digital.

“Estes são aspectos novos que vão complementar esta formação geral básica do estudante. Especialmente o Projeto de Vida, tem muito a ver com a atitude do professor, porque ele acaba fazendo um autoconhecimento e pensando sobre seus sonhos junto com o aluno”, reitera.

Segundo o diretor de Educação, Paulo Andrade, o Projeto de Vida surge como um dos pontos fundamentais a serem trabalhados pelos educadores e estudantes.

“Este é um tema central quando se fala de Ensino Médio. É a fase do ensino em que os jovens são convocados em manter e aprimorar seus conhecimentos. Além disso, é o momento onde eles começam a construir projetos que dão sentido à sua vida, seus contextos e seus interesses”, destaca.

Renata Monaco, também representante do Instituto Iungo, apresentou as trilhas de aprendizagem e os conteúdos a serem trabalhados partir dos ciclos de formação que ocorrerão até o mês de dezembro divididos em três partes.

“A ideia é trabalhar a teoria e a prática. Dialogando, se conectando e construindo respostas para entender como funciona na prática o Projeto de Vida. É uma trilha que apoia fortemente a prática docente para que os professores adotem as metodologias ativas e façam uma boa mediação para o protagonismo juvenil”, conclui.

O professor da Rede Estadual de Minas Gerais e sociólogo, Marco Antônio Silva, propôs uma reflexão sobre o propósito do Projeto de Vida no currículo do Ensino Médio.

“O Projeto de Vida está muito ligado com a questão da identidade dos jovens. Saber-se, conhecer-se e conhecer o lugar onde mora é fundamental nessa construção de identificação e de autoestima”, afirma.
Marco Antônio ainda ressalta a questão da educação integral ligada ao Projeto de Vida.
“A BNCC e o currículo do Rio Grande do Sul vão exatamente neste sentido. Da gente deixar de ser conteudista e começar a partir do diálogo e da escuta do sujeito na prática educativa, que são os estudantes. Esse é o grande potencial do Projeto de Vida”, completa.

A professora Léa Camargo, formadora do Instituto Iungo, apresentou para aos professores a plataforma Nosso Ensino Médio, com trilhas para que os docentes possam se familiarizar com as mudanças no Ensino Médio.

A navegação guiada passou por três eixos: Programa Nosso Ensino Médio, Homologia de Processos e Arquitetura Curricular do Novo Ensino Médio.


“Estamos trabalhando sob uma perspectiva de um professor reflexivo, que reflete sobre sua prática. É fundamental que o docente vivencie, problematize, tenha contato com as mesmas estratégias que ele vai propor e aplicar para o seu aluno. Porque assim que consegue ter uma ideia de significado de vivência. Ele sai do lugar daquele que só transmite e ele vivencia esse aprendizado. É experimentar um processo que o estudante vai viver”, reflete.

Presenças

Ainda esteve presente no encontro, como mediadora sobre o propósito do Projeto de Vida no currículo do Ensino Médio, a professora Juliana Leonel.

Próximo encontro

O segundo webinário contempla as trilhas Projeto de Vida e Projetos de Vida na Escola e ocorre no dia 7 de dezembro. No encontro serão abordados o Projeto de Vida do aluno e do educador.