Língua Inglesa dinâmica e contextualizada é destaque na EE Padre João Tomes

Língua Inglesa

16.09.2019

Campo Grande (MS) - Apresentar a língua estrangeira de forma contextualizada e tecnológica, fazendo com que o estudante não crie um bloqueio para o aprendizado e queira aprender cada vez mais, este é o intuito da professora Erika Carla, da Escola Estadual Padre João Tomes, em Três Lagoas-MS, onde inovou suas aulas promovendo o protagonismo em Língua Inglesa,

O objetivo das aulas é fazer com o que os estudantes levem o que aprenderam na escola para seu mundo fora dos muros da unidade escolar, onde são desenvolvidas atividades diferenciadas, trazendo a língua estrangeira para mais perto do estudante, de uma forma dinâmica, tecnológica e contextualizada em diferentes situações do dia a dia.

Conhecer uma língua estrangeira é uma viagem pelo mundo sem sair do lugar, saber novos vocabulários, regras gramaticais e a cultura de um outro país é fantástico para uma criança que está tendo os primeiros contatos com a língua. O atual corpo discente está cada vez mais exigente e vem de uma geração que ultrapassa os limites de giz e um quadro negro, assim como novas necessidades de conteúdo contextualizado com seu dia a dia, tal como educação financeira.

Com isso o projeto vem oferecer um novo método de ensino da Língua Inglesa, trazendo a multidisciplinaridade, a competitividade, união e o dinamismo metodológico, buscando o prazer e a ludicidade no ensino, sem contar com o recurso tecnológico como a cultura digital e contextualizado que faz com que as aulas sejam mais atrativas e divertidas para o aprendizado de uma Língua Estrangeira

Ao final de cada bimestre é realizada a Feira de Inglês, um momento onde os estudantes praticam a língua para venderem seus produtos, convidando discentes de outros anos para participarem como clientes que tiveram que trocar seu real pelo dólar na “casa de câmbio”.

Com o dinheiro arrecadado, aconteceu o “Dia da pizza”, onde os estudantes tiveram que ler o cardápio e pedir suas pizzas utilizando a língua estrangeira, conforme aprenderam nas aulas anteriores. A professora se caracterizou como pizzaiola e atendeu seus estudantes, “a aula de Língua Inglesa ficou muito mais divertida e, assim, aprendemos a nos comunicar em diversas situações”, finaliza estudante Ingrid do 8º ano B do Ensino Fundamental.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul