Líderes estudantis conscientizam colegas sobre importância de seguir protocolos de biossegurança nas escolas

Bahia

09.02.2022

Os líderes estudantis da rede estadual de ensino estão cada vez mais engajados na prevenção à Covid-19 e no combate ao Coronavírus nas escolas. Por meio de ações como reuniões, orientações e acompanhamento, eles conscientizam os demais colegas e toda a comunidade escolar sobre a importância de reforçar o cumprimento dos protocolos de biossegurança já adotados pelas escolas desde o início da pandemia. A iniciativa tem como foco a promoção da saúde e do bem-estar coletivo, para garantir um ambiente de aprendizado mais seguro. 

As unidades escolares continuam equipadas com dispensers de álcool em gel, pias para a higienização das mãos e cartazes informativos. Ao entrarem nas escolas, os estudantes têm as suas temperaturas medidas e o uso de máscaras é obrigatório. Além disso, espaços como as salas de aula foram demarcados para manter o distanciamento necessário entre as pessoas e evitar aglomerações. 

A líder territorial do Baixo Sul, Iana Sara Santos, 17, que faz o curso técnico de nível médio em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu, vem incentivando os demais líderes a realizarem um trabalho de fiscalização nas escolas. "Com as aulas presenciais, os cuidados aumentam, principalmente por causa dos novos estudantes e porque nosso colégio recebe alunos de várias cidades. Já estamos em processo de avisos por todas as salas informando sobre a importância da vacinação e organizando para garantir a vacina para os estudantes que ainda não atualizaram as doses", disse. 

Mesmo após concluir os estudos em 2021, o ex-aluno Ruan Pedroso, 17, do Colégio Estadual Carmen Andrade Lima, em Feira de Santana, continua dando suporte aos líderes de classe e ao grêmio estudantil. "Enquanto atuei como presidente do grêmio estudantil e líder territorial do Portal do Sertão, desenvolvi um projeto chamado 'Fiscaliza Covid-19', com o qual os gremistas e líderes de classe orientam em relação aos protocolos de biossegurança e às medidas protocolares de prevenção à Covid-19. Com essas ações, podemos, além de ajudar o colégio, promover a interação entre os estudantes, na unidade escolar", revelou. 

Quem também está engajada na causa é a líder territorial do Litoral Sul, Jhuly Oliveira, 15, 2º ano, do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, em Itabuna. "Enquanto líder e cidadã consciente, venho distribuindo informações sobre os cuidados com o seguimento dos protocolos e os colocando em prática. Faço interações com os meus colegas sobre a importância de seguir os protocolos de forma mais leve, na nossa linguagem de estudante, e eles fazem as suas partes. Precisamos, primeiramente, nos conscientizar. Depois que isso ocorre, colocamos em prática e mostramos o nosso protagonismo. Ajudamos a cuidar e salvar outras vidas", salientou.