Líderes de classe territoriais da rede estadual participam de encontro formativo em Salvador

Bahia

27.04.2022

Mais de 130 estudantes líderes e vice-líderes de classe territoriais participaram no Hotel Fiesta, em Salvador, de um encontro de planejamento e formação. Durante a atividade, que segue até quinta-feira (28), serão apresentados os programas e editais de juventudes ofertados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), bem como haverá uma formação sobre a importância da participação e do protagonismo juvenil, com destaque para questões como diversidade e inclusão nas escolas. Também está na programação a pauta sobre o planejamento das atividades estaduais.
 
A coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, falou da importância do encontro. “O objetivo é fazer um processo de formação com esses estudantes para que eles possam ser multiplicadores dentro dos seus territórios, além de fazer um processo de planejamento de ações com estudantes durante o ano”.
 
O líder do território de Irecê, Fabrício de Oliveira, 18, que cursa o 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Carolina Almeida Lopes, localizado em Jussara, tambem falou sobre a importância da atividade. “Encontros como este são essenciais para promover a comunicação entre os líderes e compartilhar projetos entre os territórios, visando melhorar ainda mais o ensino nas escolas. Irei compartilhar o projeto Nota 1000, que visa ajudar os estudantes a se preparam para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”.
 
Para a líder territorial Litoral Sul, Jhuly Borges, 16, 2º ano do Ensino Médio do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, localizado em Itabuna, o evento está sendo muito produtivo. “Estes espaços de encontro são importantes para a democratização e acessibilidade de nós, estudantes, no protagonismo estudantil e a garantia dos nossos direitos. Em parceria com outros líderes territoriais, vou apresentar dois projetos: um sobre uma conferência pelo meio ambiente e o outro é o "Nova visão", que visa trazer políticas públicas, democratização e acessibilidade do braile, libras, bem como questões psicológicas”. 
 
Programação – Na quarta-feira (27), será realizada uma roda de conversa sobre “Participação social e protagonismo juvenil; uma formação sobre o tema “O que é um grêmio estudantil?”; e apresentação dos programas Educar para Trabalhar, Dignidade Menstrual e Ouvidoria vai às Escolas; além do planejamento das comissões. Já na quinta (28), o evento será encerrado com a plenária das comissões e construção do calendário estadual.