Lançamento de foguetes estimula interação estudantil na rede estadual de ensino de Sergipe

Sergipe

18.05.2023

Evento escolar contou com a participação de 23 equipes compostas por estudantes de cinco centros de excelência das regionais Sul sergipano e Centro-Sul sergipano

Incentivar a ciência e a tecnologia no ambiente escolar, promover a geração de conhecimento de forma interdisciplinar e estimular a interação estudantil na rede estadual de ensino de Sergipe. Estes foram os principais objetivos da segunda edição da Feira de Lançamento de Foguetes do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, ocorrida nessa terça-feira, 16, no município de Indiaroba, e que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes e professores envolvidos.

Ao todo, 23 equipes de cinco centros de excelência situados nas regionais Sul sergipano (DRE 1) e Centro-Sul sergipano (DRE 2) lançaram seus foguetes de PET mirando na participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Seguindo a regra nacional, cada equipe pode realizar até dois lançamentos de foguetes num determinado tempo. Quanto à medição, ela inicia a partir da área de lançamento e pode alcançar até 300 metros.  

De acordo com o professor de física e idealizador da feira, Eliankir Santos Guimarães, trata-se de um projeto educacional que tem como objetivo proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino uma oportunidade única de aprendizado, por meio da construção de foguetes, utilizando materiais recicláveis como a garrafa PET. “O projeto tem como finalidade oferecer uma experiência lúdica e significativa aos alunos, por meio da qual eles possam aplicar diretamente conceitos de Física, Química e Matemática, durante a construção e lançamento de seus próprios foguetes”.

O estudante do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça e integrante da equipe ‘Rapaz, ele tá sem zap’, Daví Antonio Ribeiro, comenta que os últimos dias foram muito interessantes, pois, além de se dedicarem à confecção dos foguetes, também recapitularam alguns conceitos de química, física e matemática para garantir um bom desempenho da equipe durante a feira.  “Apesar de exaustiva, essa é uma experiência incrível. Quando a gente consegue fazer o nosso foguete voar longe é uma satisfação enorme, pois conseguimos fazer o nosso trabalho com excelência”.  

A dedicação de Daví e seus colegas João Pedro e Pedro surtiu o efeito desejado. Com um lançamento de 180 metros de distância, a primeira equipe colocada foi ‘Rapaz, ele tá sem zap’, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça. Atingindo 118 metros de distância, o segundo lugar ficou com a equipe ‘Bouble Delta’, do Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas. Já a marca de 108 metros de distância garantiu o terceiro lugar para a equipe ‘VDH’, do Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas. Por fim, a equipe ‘Desfocados’, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, recebeu o troféu de foguete destaque do ano pela confecção do foguete mais bonito da feira.

Interação escolar

Na avaliação do assessor executivo da DRE 1, Francisco Louglas, que acompanhou de perto o lançamento de todos os foguetes, a segunda edição da Feira de Lançamento de Foguetes do CEAM/2023 vem para consolidar a importância didático-pedagógica da interação escolar, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nas escolas da Regional do Sul sergipano. "Nosso objetivo é fomentar a expansão da feira para que no futuro mais escolas possam participar dessa competição”, explica.

A segunda edição da Feira de Lançamento de Foguetes do CEAM 2023 contou com a participação de estudantes do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, de Indiaroba; do Centro de Excelência Professora Cleonice Soares da Fonseca, de Boquim; do Centro de Excelência Professor Ulisses Guimarães, de Umbaúba; do Centro de Excelência Senador Walter Franco, de Estância; do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, de Lagarto; e da Escola Municipal João Vila Nova, de Indiaroba.