Kuka Chaves é a nova secretária de Estado de Educação

Nova titular

04.08.2021

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto está com nova titular. O Governo do Amazonas anunciou, na terça-feira (03/08), a então coordenadora do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), Kuka Chaves, como nova secretária de Educação. Além dela, a pasta está, também, com nova secretária Executiva, Rosana Freire, que estava como diretora do Departamento de Logística (Delog) da Secretaria de Educação.

Com mais de 30 anos de experiência na administração pública, Kuka Chaves era, desde março de 2020, coordenadora executiva do Padeam, vinculado à secretaria e responsável por programas e obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Governo do Estado. Entre 2017 e 2020, ela foi secretária municipal da Prefeitura de Manaus, com passagem pela Secretaria Municipal Extraordinária (Semex), onde também foi subsecretária, e pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos.

“Eu só quero que o senhor [governador Wilson Lima] tenha em mim a certeza de que eu darei o meu melhor juntamente com toda a garra, espírito de luta e de conquista, que consigamos sim efetivar todos os planos já traçados pelo senhor, pelo secretário Fabian e toda a equipe da educação”, afirmou Kuka Chaves, quando foi anunciada pelo Governo do Estado.

Na área da Educação, também atuou como diretora de Planejamento na Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), de 2014 a 2017. Ao longo de sua carreira, Kuka teve uma atuação na gestão voltada para a área administrativa, com foco no planejamento estratégico e na área financeira.

Entre 2009 e 2017, acumulou experiência no executivo municipal em cargos de liderança, diretorias e gerências voltadas para o planejamento e administração em finanças da Prefeitura Municipal de Manaus. Ela tem passagem por órgãos como Gabinete Civil, Ouvidoria, Manausprev, Semulsp e Semtec. No executivo estadual, ela também atuou no Departamento Estadual de Trânsito como Diretora Financeira e Administrativa, entre 1997 e 2005.

Em sua formação, Kuka Chaves é Administradora de Empresas, com habilitação em Administração Pública, pelo Centro Universitário de Brasília. É especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Governança Pública e Gestão Administrativa pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael).

Despedida – O então secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa, participou de solenidade nesta quarta-feira (04/08), no auditório do Cepan, onde se despediu e agradeceu aos coordenadores e gestores de Manaus pelos esforços e pela dedicação ao longo dos últimos anos. Durante o evento, também foi apresentada, oficialmente, a nova secretária de Educação, Kuka Chaves.

“Sou de uma família de educadores, sou professor e me orgulho muito de ter podido estar à frente da educação, mas esse chamado, essa convocação, essa missão nova que o senhor [Wilson Lima] me dá me enche muito mais de orgulho e saiba que vou me dedicar de corpo e alma a ela”, prometeu Luis Fabian, ao ser anunciado como secretário de Governo por Wilson Lima.


FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM