Kits tecnológicos chegam às escolas piauienses para fortalecer estudo de robótica

Piaui

09.11.2021

A robótica consiste em uma série de procedimentos para que um robô seja capaz de executar um conjunto de instruções. O ensino dessa prática está cada vez mais comum nas escolas, por aproximar os estudantes das tendências tecnológicas do cotidiano.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por meio do Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF), fez a entrega de 50 kits de robótica, nesta segunda-feira (08), para professores do Centro de Treinamento e Produção de Material Didático Tecnológico, que realizam projetos em 20 escolas da rede estadual. Os kits são doações do Mobieduca.me.

A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Helvídio Nunes, zona norte de Teresina, durante a feira de robótica da escola. O secretário de estado da Educação, Ellen Gera, observou que sair do modelo tradicional é uma forma das escolas proporcionarem uma experiência mais rica para o aprendizado das crianças e adolescentes. E que, atualmente, a tecnologia é um recurso valioso para as escolas serem lugares mais atraentes para os alunos.

"Sabemos que professores bem preparados e uma boa infraestrutura são fundamentais para cativar os alunos. Porém, é preciso pensar em alternativas para oferecer um currículo diferenciado que chame a atenção dos estudantes, sendo um preceito do Novo Ensino Médio. Esse é um dos aspectos que favorece o ensino da robótica, que vem sendo implementado experimentalmente em algumas de nossas escolas onde estamos obtendo bons resultados", destacou o secretário.

Hoje, um robô tem condições de fazer várias atividades, como limpar uma casa, carregar objetos, emitir sons e se comunicar por sinais luminosos. Fazer com que uma máquina interaja com o ser humano é um desafio que estimula os alunos a ter mais engajamento com o ambiente escolar, como a jovem Elissandra Alvarenga, estudante do 1ª ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Dom Severino, uma das 15 escolas participantes da feira de robótica.

"Nosso projeto foi sobre o sensor de distância, que tem importância no ramo de automóveis alertando para acidentes, como também detectando a presença de pessoas nos ambientes. Na robótica, descobrimos novas coisas para facilitar nossa rotina, provocando em nós questionamentos. Com o avanço da tecnologia, é importante que nós, jovens, nos interessemos por isso, começando com coisas simples e se aprofundando", relatou a aluna.

O coordenador dos projetos de robótica da rede estadual, Ranildo Lopes, explicou que a robótica faz com que os alunos tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos estudantes. Por isso, a programação de robôs gera uma série de benefícios para a qualidade do ensino.

"Para compreender melhor o papel da robótica nas escolas, destacamos as vantagens que ela oferece aos alunos, como estimular o raciocínio lógico, fortalecer o espírito de equipe, fomentar a criatividade, melhorar o desempenho escolar, deixar o estudante mais conectado com o mercado de trabalho, dentre outros benefícios", finalizou o professor.

A diretora da escola, Auristela Torres, salientou que o evento é fundamental para mostrar o trabalho que alunos e professores vêm desenvolvendo com a robótica. "O kit vem pra ajudar no trabalho. Essa área do conhecimento leva o aluno a ter outra perspectiva de vida, com todas as disciplinas interagindo e aplicando no dia a dia dele, com a robótica", disse.

Robótica nas escolas da rede estadual

O projeto de ensino de Robótica com Arduíno para Alunos da Rede Estadual visa inserir práticas de Automação, construção de robô e atividades de linguagem de programação para Robótica. Mais de 400 estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental são beneficiados.

Os professores realizam oficinas periódicas com conteúdos programáticos voltados aos conteúdos de Eletrônica, Programação e Robótica.

Todos os professores envolvidos no projeto são capacitados pelo Centro de Formação do Servidor Antonino Freire com os Cursos de Robótica, durante os dois anos, sob a orientação do Professor Ranildo Lopes.

Glauciane Araújo, diretora administrativa do Mobieduca.me, revelou que o Kit Arduino Mobilab é parte integrante do projeto social Mobieduca.me. Ele possui componentes essenciais para projetos com Arduino, e é indicado para quem busca se aventurar na área de robótica.

"Temos o entendimento que precisamos melhorar, a cada dia que passa, a educação publica do estado. Essa ideia do Mobilab surgiu do desejo de trazer para rede pública possibilidades como na privada e dar a oportunidade de nossos alunos chegarem a bons postos de trabalho em todo Brasil", concluiu a diretora.