Kit escolar: rede estadual continua distribuição dos materiais de uso contínuo

Sergipe

15.03.2021

As escolas estaduais têm reforçado as ações de entrega dos kits escolares aos alunos, seguindo todas as recomendações sanitárias. Com a liberação da sétima parcela do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais do Governo de Sergipe (Profin), recursos que estão em caixa desde dezembro de 2020, as unidades terão que fazer a aquisição e distribuição de até 27 itens, a exemplo de mochila escolar, caderno, calculadora, agenda, borracha, lápis, giz de cera, lapiseira, tesoura, régua, entre outros. Concomitante a isso, as escolas distribuem também os livros didáticos para o ano letivo 2021. Algumas delas promovem a entrega paralelo à entrega dos documentos de confirmação da matrícula. 

A Escola Estadual 8 de Maio, de Aracaju, recebeu o montante de R$ 27.440,00, como informou a gestora Andrea Bispo dos Santos. “Essa notícia foi recebida com gratidão por todos os pais dos estudantes por ser um ano atípico e muitos perderam seus empregos. Essa iniciativa da Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) contribui de forma significativa para a permanência do aluno em suas respectivas escolas, pois muitas das vezes o aluno não vinha para a escola por falta de material escolar. Os nossos estudantes receberão: mochila, estojo, lápis, borracha, apontador, agenda, pasta classificadora com elástico, caderno entre outros itens”. 

O Colégio Estadual Profa. Maria Clemência Alves da Silva, situado no povoado Lagoa do Rancho, em Porto da Folha, já está realizando a entrega dos kits, a ação que vem ocorrendo no ato da matrícula. O professor Fábio Júnior Fernandes dos Santos, diretor da escola, conta que foram montados mais de 100 kits, os quais custam aproximadamente R$ 80,00 por aluno. “São itens de excelente qualidade. As famílias dos alunos estão contentes com essa iniciativa, muitos ainda passam por dificuldade financeira por conta da pandemia e essa ajuda chega no momento certo. É dessa maneira que construímos uma educação democrática, onde podemos agregar nossos alunos e fomentar o ensino de qualidade”, frisou. 

No Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, a entrega dos kits está programada para ocorrer nesta terça-feira, 16, junto com a entrega do livro didático. “É uma ação importante porque está minimizando os danos desse ano tão difícil que foi em 2020 e também em 2021. A cada recurso que é destinado às nossas escolas, a equipe gestora só tem a agradecer porque a gente vê as benfeitorias que é possível fazer com esse dinheiro. O kit vem contribuir com a presença dos nossos estudantes na escola”, disse a diretora Thaise Muller Pontes, informando que os livros didáticos também serão entregues junto aos kits escolares de uso contínuo.

Outra escola que se prepara para a distribuição dos kits e livros didáticos é o Colégio Estadual Barão de Mauá, em Aracaju. O cronograma será dividido por turno, com início a partir do dia 22 de março, para os alunos dos terceiros anos.

Livro Didático

A entrega do Livro Didático também está sendo intensificada pelas escolas estaduais. Após campanha de recolhimento, a Seduc busca garantir em tempo hábil a redistribuição do material didático aos estudantes e prosseguimento das etapas de remanejamento de títulos entre as unidades de ensino, conforme determinação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e aos  professores das escolas públicas de educação básica.

“A gente orientou as escolas que fizessem cada uma o seu cronograma de entrega dos livros, podendo aproveitar o período de confirmação da matrícula (quando os pais comparecem na escola para assinar a ficha e, ou, levar documentos), e também a entrega dos kits escolares. Recomendamos que a entrega não ultrapasse a primeira semana de aula, ou seja, que vá até 26 de março”, disse Maísa Fernanda de Souza Alva, coordenadora do Serviço de Apoio à Gestão Educacional (Seage), setor vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), informando que algumas escolas estão utilizando as redes sociais para divulgar o cronograma.