“Juridicast” recebe estudante egressa na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho

Mato Grosso do Sul

15.09.2023

Aproximar os estudantes da área jurídica e saber os campos de atuação da área, essa é a principal proposta do projeto “Jurídicast”, organizado e protagonizado pelos estudantes e professores do Itinerário Formativo Profissional Jurídico, da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá.

“O projeto tem como finalidade de despertar o interesse na carreira de direito, sanar possíveis dúvidas sobre a carreira, colaborar de forma ativa com o Projeto de Vida dos estudantes da Escola JGP”, explicou Harrim Jesus Mendez Alves, coordenador do Itinerário de Serviço Jurídico da Escola JGP.

A primeira convidada a participar do evento foi a acadêmica de Direito da UFMS, Jessana Monteiro, que se formou em 2021 na EE Júlia Gonçalves Passarinho e pertenceu à primeira edição do Jurídicast.

“É uma emoção poder retornar agora como acadêmica. Foi uma grande satisfação concluir meu ensino médio na escola da Autoria JGP, pois também pertenci à primeira turma de curso técnico jurídico. Foi um período de descobertas e foi onde eu decidi que queria seguir a área jurídica. A princípio, eu pensava em ser jornalista ou fazer odontologia, mas, durante o curso técnico, tive certeza de que esse era meu Projeto de Vida”, menciona Jessana.

O projeto de orientação profissional tem como ideia trazer convidados da área jurídica, tais como: policiais, advogados, defensores públicos e promotores, para que os alunos possam tirar as dúvidas, verificar se é essa área que desejam seguir, sanar as inquietudes e acima de tudo, para que possam refletir sobre seu Projeto de Vida.

Jessana relatou ao estudante Abel Henrique, que a entrevistou, sobre o início na faculdade, dificuldades do curso e estágios. “Em 2022 eu ingressei no curso de Direito da Faculdade Salesiana de Santa Tereza e pela minha boa nota, consegui excelente desconto. No primeiro ano consegui entrar no Programa Vale Renda. Neste ano de 2023, fiz transferência para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e estou realizada com a carreira que escolhi. Eu decidi realmente pelo jurídico durante meu ensino médio na escola JGP”, concluiu.

Os professores do Itinerário divulgam a data da entrevista, coletam os questionamentos com os estudantes. Após, as perguntas são filtradas, organizadas e estudadas pela dupla que fará a entrevista para o podcast.

O Jurídicast segue nos próximos meses, realizando uma entrevista por mês. Abaixo, segue o link do Podcast do a Jessana Monteiro. Acompanhem os próximos vídeos e prestigiem os Protagonistas da Escola da Autoria JGP.

LINK: https://youtu.be/V6P6GspwcBo

Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo JGP