Junior Achievement forma 900 jovens empreendedores de escolas de Pernambuco

Pernambuco

05.11.2019

O programa Miniempresa da Junior Achievement realizou nesta segunda-feira (04), a formatura da sua 19º edição em Pernambuco. Foram 900 jovens empreendedores que participaram da edição com a realização de 30 miniempresas em 30 escolas de  Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Caruaru, Vitória, Gravatá, Limoeiro, Belo Jardim e Itaíba. 

Com o tema “Empreender é uma arte”, o programa Miniempresa ajuda a transformar a vida de estudantes com lições práticas sobre educação e o mundo dos negócios. As atividades duraram seis meses, realizadas com a ajuda de voluntários nas escolas. No Clube Português eles participaram da Gincana de Miniempresas e no shopping Riomar realizaram a Feira de Miniempresas, onde tiveram oportunidade de comercializar os seus produtos. “É sempre uma grande emoção formar esses jovens empreendedores. São realizadas várias atividades durante todo  o processo onde eles vão crescendo muito e esse momento é de puro congraçamento”, declara Rosane Schereschewsky, diretora Executiva da Junior Achievement.

Nesta edição, foram criados mais de 30 produtos criativos, como bolsa que vira canga de praia, bolsa ecológica, estojo que vira nécessaire, caderno ecológico e almofadas decorativas. Foram escolhidos os primeiros cinco lugares desta edição: com a empresa JMF S.A, que transforma caixa de leite em carteiras, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Poeta Mauro Mota ficou com o primeiro lugar; o segundo lugar foi a miniempresa Ecobook, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista; a ETE Ministro Fernando Lyra, com a miniempresa Hera Ecológica, levou o terceiro lugar; o quarto lugar ficou com a miniempresa E, Ai?, da ETE José de Alencar Gomes da Silva e o quinto lugar com a Miniempresa Estoclart, da ETE José Joaquim da Silva. 

Com o troféu de campeão na mão, o jovem empreendedor Mikeas Lucas, de 17 anos, não continha a felicidade. “Nunca imaginei que podia ganhar o primeiro lugar, estou muito feliz, todos da empresa estão realizados. Foi com muito esforço e dedicação que conseguimos esse destaque, só tenho a agradecer pela oportunidade que com certeza vou levar o aprendizado para o resto da minha vida”, fala o estudante.

Com a miniempresa Ecobook, a ETE Miguel Batista recebeu o primeiro lugar da gincana. A Ecobook trabalha com cadernos sustentáveis que são feitos com o bagaço da cana de açúcar, para fazer as folhas, a capa feita de papel paraná e o tecido 100% algodão. “Não tem como mensurar a felicidade que estou sentindo. Estamos levando a premiação da gincana e isso só fortalece a nossa parceria, para continuar com o nosso projeto e quem sabe fazer ele crescer mais”, diz a estudante Maria Luiza, 16 anos. No desafio NEXA os destaques foram a miniempresa Bioxero, da ETE  Professor Lucilo Ávila; A miniempresa E,Ai?, da ETE José de Alencar Gomes da Silva e a Just Collaboration, da EREM Senador João Cleofas de Oliveira. 

Também foram premiadas as miniempresas destaques. Na categoria “Qualidade” quem levou a premiação foi a miniempresa Contu, da ETE Almirante Soares Dutra; No quesito “Sustentabilidade” o destaque foi da miniempresa Hera Ecológica, da ETE Fernando Lyra e na categoria “Inovação” quem ganhou foi a miniempresa Golden Stars, da ETE Alcides do Nascimento Lins.  “É muito gratificante celebrar a culminância desse processo formativo. Hoje é uma noite especial, não há como pensar em um exercício pleno da cidadania sem atrelarmos essa vivência à oferta de uma educação pública de qualidade social, uma educação que estimula o protagonismo juvenil e fomenta o projeto de vida de cada estudante”, pontua a secretária Executiva de Educação Profissional, Maria Medeiros. 

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT – Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. É uma associação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que acredita, acima de tudo, na capacidade e potencialidade do ser humano, beneficiando oito milhões de jovens em todo mundo. No Brasil, atua em mais de 20 estados, contribuindo para a formação dos jovens que constituem o futuro do país. Em Pernambuco, chegou em 2003. Escolas interessadas em participar do programa no próximo ano e empresas e profissionais que quiserem contribuir, podem entrar em contato através do (81) 3421.2277. Mais informações: www.jape.org.br.