Judoca estudante da rede estadual do Rio Grande do Sul embarca para a Croácia em busca de título

Rio Grande do Sul

22.02.2024

João Gabriel Santana, de 16 anos, começou sua trajetória no Judô aos cinco anos, por indicação de uma professora para ajudar com a sua timidez, e agora está prestes a embarcar para mais uma competição internacional. Dessa vez, a disputa é a Porec Cadet European Cup 2024 (Circuito Europeu), nos dias 16 e 17 de março.

Estudante da Escola Marechal Floriano Peixoto, o jovem frequenta a escola pela manhã e mantém uma rotina de treinos de segunda a sábado, em média de quatro vezes por semana. Ele garante que os estudos não ficam para trás: “A cada intervalo de treino, estudo e coloco minhas tarefas em dia. O esporte sozinho não funciona, tem que estar conciliado com os estudos. Para poder viajar sem me prejudicar, tenho que ser um bom aluno”.

A diretora da escola, Roselaine Tortorela, destaca a importância de ter um aluno reconhecido internacionalmente no esporte: “Nos sentimos orgulhosos, no sentido de saber que estamos seguindo o caminho correto ao incentivá-lo. O jovem aprende com a experiência das vitórias e das derrotas, desenvolvendo a resiliência.

Roselaine explica que o esporte é explorado de formas variadas no ambiente escolar, com a promoção de concentração, da disciplina e com o estímulo de trabalho em equipe. De acordo com a gestora, os professores de Educação Física trabalham a parte teórica e prática dos esportes estudados e organizam competições na escola com premiação de medalhas.

“Ele é muito dedicado e sempre sonhou com isso. Desde a sua primeira competição, ficou encantado e me dizia que iria chegar nas Olimpíadas. É um orgulho sem fim vê-lo participar de algo tão bom, que ensina valores a ele e agrega tanto na educação”, diz a mãe de João, Ana Cristina da Rocha. Em 2023, ele participou de uma competição com mais 59 judocas na Polônia e disputou a medalha.

Medalhista de longa data, João já participou, também, do Pan-Americano no México, onde conquistou um bronze. Nos Jogos da Juventude, ele conquistou o ouro. “Representar o Brasil nessas competições me traz uma sensação única. Sinto que estou no caminho certo. Independente da conquista da medalha ou não, a oportunidade de estar lá já vale muito a pena”, conta o judoca.