Judô feminino do Tocantins fatura três medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Tocantins

05.11.2022

Com grandes disputas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) , o Tocantins conquistou nesta sexta-feira, 4, mais três medalhas no Judô feminino: duas de prata e uma de bronze. As competições acontecem nos Palcos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro até o dia 15 de novembro.

As medalhas de prata foram para as estudantes-atletas Kamila Ibiapina de Souza Durão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na categoria até 58kg; e para Kyara Pareja Leite, do Centro Educacional São Francisco de Assis, até 64kg.  A medalha de bronze foi conquistada por Ana Julia Ramos Ruiz, do Colégio Presbiteriano Mackenzie, até 53kg. 

No último dia 3, o Taekwondo também levou medalha de prata, conquistada pelo atleta Alexandre Tavares, da Escola de Tempo Integral Rita Andrade Santos de Paraíso do Tocantins, da categoria até 37kg. 

Além dessas modalidades, competiram nessa sexta-feira, na fase classificatória, os estudantes-atletas de Basquete, Futsal e Vôlei de Praia, ambos nas categorias masculino e feminino, além do Xadrez. 

Medalhistas

Com a medalha de prata nas mãos e um sorriso no rosto, Kyara Leite, disse que o Judô é um esporte de muita dedicação e respeito com o próximo. "Treinamos muito para estar aqui, nos dedicamos e hoje colhemos o resultado de tudo isso. Estou muito feliz em representar o Tocantins", complementou. 

Kamila Ibiapina de Souza Durão, revelou que estava muito ansiosa, mas lutou com garra para chegar no pódio com resultado positivo. "Eu estou muito contente. A cada luta eu queria vencer mais e mais, e esse resultado mostra todo esse nosso esforço", ressaltou.

Judô é uma arte marcial criada por Jigoro Kano em 1882. É uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. O judô foi considerado esporte oficial, no Japão, no final do século XIX.   

Tocantins 

Este ano, são 210 atletas e 50 técnicos tocantinenses participando dos JEBs. O Tocantins tem representantes em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling.

Elvio Marques/Governo do Tocantins

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins