O Senado Federal realizou nesta manhã (19) a posse de vinte e sete alunos de escolas públicas do ensino médio, um de cada unidade da Federação como jovens senadores. Escolhidos por meio do 5° concurso de redação, do programa Jovem Senador Brasileiro, os alunos terão a oportunidade de atuar como parlamentares, elaborando projetos que poderão, depois, tramitar no Senado. O mandato terá a duração de três dias e segue até quarta-feira (21/11).
Antes de tomarem posse, os estudantes foram premiados com notebooks, medalhas e certificados, além da publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado. A estudante Layane Rayelly Silva Marinho, de Alagoas, venceu a edição com a redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”.
Layane se baseou no hino nacional para escrever sua redação. “A ideia foi involuntária, comecei a escrever e fui lembrando do hino e percebi que alguns dos trechos casavam com as ideias que queria expressar. Por exemplo o trecho Verás que um filho teu não foge a luta relacionei com a realidade do meu município, que mesmo tendo índices ruins na educação tem professores empenhados como os meus que não entraram de greve, que se dedicam para melhorar a educação e verdadeiramente não fogem da luta.”, ressaltou a estudante que não imaginava ficar na primeira colação.
O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Bruna Clemente Gontijo, de Minas Gerais, e Rodrigo de Brito Sá, do Piauí. As escolas dos três primeiros colocados também foram premiadas com computadores para uso coletivo. A escola da primeira colocada no concurso recebeu quatro equipamentos; a segunda, dois; e a terceira, um computador.
O secretário de Educação e Cultura de Tocantins, Danilo de Melo Souza, esteve presente na cerimônia representando o Consed que é um dos parceiros do programa. Também esteve presente a secretária adjunta de Educação e Esporte de Alagoas, Josicleide Maria Pereira Moura, que veio prestigiar a estudante de seu estado.
“Estamos muito felizes, esse é um programa de grande importância para os nossos jovens, fazendo com que eles mostrem seus talentos.É rica essa troca de experiência essa vivencia no mundo político, que até então para eles era totalmente desconhecida. Com certeza a vida de cada um deles terá um norte diferente.” disse a secretária.
Se aprovadas, as propostas dos jovens senadores passam a ser sugestões legislativas que serão analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e podem virar projetos de lei. Das sugestões apresentadas em 2011, seis já foram aprovadas pela comissão e passaram a tramitar no Senado. A maioria trata de educação e há, ainda, um projeto na área de segurança pública.
Próxima edição
Durante a cerimônia de premiação o vice-presidente do Senado, Aníbal Diniz, falou sobre a proposta do tema da redação deste ano “Meu município, meu Brasil” e aproveitou para lançar o tema do ano que vem. “Buscar voz para ter vez: Cidadania, Democracia e Participação” será o tema da 6ª edição do concurso, revelou o senador.
Ascom/Consed
Foto: José Cruz/Agência Senado