Os vencedores da sexta edição do concurso de redação do programa Senado Jovem Brasileiro tomaram posse nesta segunda-feira (18). O secretário de Estado do Acre, Daniel Sant’ana e a Secretária Executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, estiveram representando esse conselho, na ocasião.
Nilce Costa ressaltou que o programa é um espaço legítimo para as manifestações de nossa juventude. Disse que os jovens têm colocado no papel o que eles desejam para o país. "É o futuro que eles querem para eles, para nós e para as próximas gerações" completou.
O concurso de redação deste ano, com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”, elegeu 27 redações de estudantes do ensino médio de escolas públicas em cada unidade federativa do país. Entre as 27, foram escolhidos os três melhores textos. Aline da Conceição Andrade, do Acre, venceu está edição com a redação "Reensaiando antigos passos". O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Maria Eduarda Nunes da Silva, do Tocantins e Jhenifer Mezzomo Spagnol, do Paraná.
O senador Paulo Davim (PV-RN), presidente do programa Jovem Senador e a senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), deram as boas vindas aos estudantes. Davim lembrou que propostas dos jovens senadores das edições de 2011 e 2012 já foram aprovadas pela CDH e passaram a tramitar no Senado. Para ele, tanto os estudantes quanto os senadores da Casa aprendem com o programa.
- É um aprendizado de mão dupla. Vocês aprendem o funcionamento da mais alta Casa [legislativa] do país e deixam aqui projetos que passam pela CDH e que passam a tramitar como matérias do Senado. Vocês deixam algo concreto – afirmou o senador, que se disse encantado com o programa.
Ana Rita observou que 19 dos 27 estudantes que participam do programa na edição deste ano são do sexo feminino.
- Pelo menos no programa Jovem senador nós somos maioria. Isso é muito bom - afirmou Ana Rita.
A solenidade de posse dos jovens senadores contou com a presença de Eunice Michiles, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado por processo eletivo. Ela representou o estado do Amazonas entre 1979 e 1987.
Eleição - Em votação logo após a posse, o estudante Ivanlis Nascimento da Costa, de Gandu (BA), foi eleito presidente do Senado Jovem 2013. A vice-presidência ficou com Rayesley Ricarte Costa, de Manaus (AM), enquanto que Maria Eduarda Nunes da Silva, de Colmeia (TO) e Aline da Conceição Andrade, de Cruzeiro do Sul (AC), assumiram a primeira e segunda-secretarias, respectivamente.
Ivanlis da Costa disse esperar que os senadores olhem com carinho para as propostas que os jovens senadores apresentarão nos próximos dias. - Representamos toda uma sociedade que anseia por mudanças, por ter vez e ter voz nesta democracia. Vamos fazer valer esta oportunidade com nossas ideias e propostas, que tenho certeza que traduzem os anseios da grande maioria da juventude brasileira - disse.
Premiação - Cada estudante ganhou um laptop, uma medalha e um certificado, e as escolas dos três primeiros colocados receberam computadores para uso coletivo na instituição. A cerimônia de premiação foi realizada no Salão Nobre após os “jovens senadores” terem tomado posse e eleito a mesa diretora dessa gestão.
Na cerimônia de premiação, o senador Paulo Davim parabenizou os estudantes e anunciou que o tema do próximo concurso de redação será “Se eu fosse senador”. O parlamentar ressaltou a grande responsabilidade que têm os jovens senadores. O mandato dos jovens senadores será de três dias, período em que vão discutir assuntos relevantes para o país e apresentarão propostas legislativas que poderão tramitar como projetos de lei.
Com informações da Agência Senado