Prêmios
09.01.2015Foram premiados no dia 18 de novembro, os 27 jovens senadores selecionados pelo Prêmio Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Participaram da premiação, o senador Paulo Valim; representando o Consed a secretária da Educação e do Esporte do Amapá, Elda Gomes Araújo e Maria Beatriz de Vasconcellos Coelho, coordenadora geral de Tecnologia da Educação do MEC.
Os estudantes receberam notebooks, medalhas, certificados e a publicação de cada redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação. O tema do Prêmio Jovem Senador era “Se eu fosse senador…” e foram mais de 103 mil escritos no total.
O Senador Paulo Valim, presidente da Comissão do Programa Senado Jovem Brasileiro, destacou a importância do projeto. “É por meio do projeto Jovem Senador que o Senado vai se fazer presente em todo o Brasil, nossos jovens senadores vão passar para os outros estudantes o que é, como funciona e a importância do Senado Federal”
A secretária de Educação Elda Gomes ressaltou que “este evento demonstra que a nossa juventude tem opinião, tem vontade e tem procurado espaços democráticos para expressar seus sonhos e desejos”. A estudante Nathalia Lima Janones, do Mato Grosso, vencedora do Prêmio, afirmou que o mais importante do prêmio, “é que os alunos conseguem transformar, não somente a vida deles, com o conhecimento legislativo agregado, mas todo o meio que estão inseridos”.
Após a premiação, os jovens foram empossados, em uma sessão no plenário e elegeram presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Até sexta-feira ( 21) os jovens senadores estarão em Brasília para a simulação do mandato de senador.
Prêmio Jovem Senador - Tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Os 27 finalistas são automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País. O Prêmio tem o apoio institucional do Consed.