Jovens Protagonistas realizaram atividades nos primeiros dias de aula da rede estadual

Sergipe

28.02.2023

No segundo dia de aula da Rede Estadual de Ensino, uma turma de alunos continua chamando a atenção da comunidade escolar: são os Jovens Protagonistas que cumprem uma agenda de atividades acolhedoras para deixar o retorno às aulas bem mais tranquilo e agregador. Dinâmicas integrativas, atividades com os professores e responsáveis por alunos, assinatura de contrato de convivência entre alunos e muito mais atividades.

No Centro de Excelência Nelson Mandela, são 20 Jovens Protagonistas e mais três alunos egressos da escola que continuam fazendo as atividades de acolhimento em conjunto com a direção. A Jovem Protagonista e aluna do 3º ano Heloisa dos Santos disse que participou de uma formação com técnicos do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Foram multiplicadas as informações com o grupo e até segunda-feira, 27, as atividades culminarão com a reunião de pais. “Tudo é relacionado ao projeto de vida de cada um. Mostramos como funciona o integral e adaptamos o que aprendemos à realidade da escola”, destacou.

O ex-aluno Ycaro Gomes concluiu o ensino médio no Nelson Mandela em 2021, mas não deixou a escola. “Foi acolhido no sexto ano quando fui um dos primeiros a cursarem o ensino médio integral e decidiu que queria ser Jovem Protagonista para ajudar mais a escola e participar mais. Foi aqui que descobri a Química juntamente com a Gastronomia, e hoje faço Engenharia de Alimentos”, contou, ao arrumar as cadeiras do refeitório para realizar mais uma dinâmica com os alunos do Nelson Mandela.

O aluno de maior nota no Enem do Centro de Excelência Santos Dumont, Sadrak Silva Nascimento, que também é Jovem Protagonista, nesta sexta-feira, 24, teve um encontro diferente juntamente com o Jovem Protagonista Daniel Ramos Arévolo. Eles participaram de uma dinâmica de autoavaliação e estudo orientado com os professores da escola. Para o professor Custódio de Santana, esses encontros são fundamentais porque trazem mais incentivo para a escola e ajudam enquanto formação pessoal e profissional.

Acolhimento e formação

No Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, um corredor humano foi formado nesta quinta-feira, 23, para receber e acolher quem àquela escola chegasse. Esse corredor foi também formado pelos Jovens Protagonistas do Ensino Médio em Tempo Integral. Como no Neuzice, mais 95 escolas de Tempo Integral de Sergipe também realizaram e vão realizar uma atividade de acolhimento até o dia 27 de fevereiro.

A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto, Cláudia Valéria, disse que tudo foi pensado em conjunto para que os alunos tivessem essa acolhida pelos próprios alunos. Na escola de educação profissional, que disponibiliza o ensino médio integral concomitante a cursos profissionalizantes, a banda do Conservatório de Música fez parte do primeiro dia de aula em conjunto com a apresentação e capoeira Sete Quedas, de Nossa Senhora do Socorro.

O secretário Zezinho Sobral visitou escolas nesta quinta-feira, 23, dentre elas a Neuzice Barreto, e se encantou com as atividades dos Jovens Protagonistas. “Vocês já foram acolhidos e hoje acolhem os jovens que aqui estão, assinam Contratos de Convivência, promovem atividades baseadas nos pilares da educação e assim transformam vidas e são transformados. Estamos aqui para dizer que a equipe da Seduc continuará unida para também fazer parte desse acolhimento e passar o pouco que sabemos para termos ambientes acolhedores”, destacou.

No Centro de Excelência Djenal Queiroz, 20 Jovens Protagonistas, distribuídos com pulseiras coloridas, fizeram atividades em salas distintas no primeiro dia de aula. Em uma das salas, os Jovens Protagonistas Júnior Santos, Inez Pitanga e Lindemberg Alves fizeram dinâmicas integrativas e trabalharam os pilares da educação. Juntos, eles assinaram uma carta-compromisso construída coletivamente, contendo algumas diretrizes como empatia, respeito, tolerância, compaixão, justiça, harmonia, entre outras.

No Centro de Excelência Gonçalo Rolemberg Leite, o kit de material escolar está preparado pelos Jovens Protagonistas, além de uma camisa do uniforme. São 12 Jovens Protagonistas na escola, dentre eles Ernandes de Jesus, Aline Menezes, Kauany, Lavínia, Maria Eduarda, Gabriel e John Antony, os quais estiveram na última sexta-feira, 17, na escola para programar as dinâmicas, as atividades e confeccionarem todo o material que será utilizado nos dois dias de acolhida.  “Utilizaremos os quatro pilares da Educação: ser, fazer, conviver e conhecer. Escolhemos personalidades brasileiras para trazer no primeiro dia de aula”, disse Alinne Menezes, Jovem Protagonista, aluna do 3º ano do Ensino Médio Integral.

Os Jovens Protagonistas são alunos veteranos da rede pública estadual que foram acolhidos quando ingressaram no Integral e que agora também querem passar toda a sensação de receber bem o aluno que chega à rede estadual de ensino.

Ao todo são 96 escolas do ensino em tempo integral de Sergipe que têm uma semana especial de acolhimento para o ano letivo 2023. As 72 unidades escolares veteranas participam do acolhimento nesta quinta, 23, e sexta, 24 de fevereiro. Nos dias 27 e 28  será o período para que as 24 novas escolas que ingressaram no integral em 2023 também sejam acolhidas.

Ernandes de Jesus Sena, aluno do 1º ano do Ensino Integral do Centro de Excelência conta que quando entrou no Gonçalo ainda na 6ª série foi acolhido pelos alunos e pela direção. “Fui muito bem recebido e hoje quero também transmitir e contagiar todos que chegam”, disse.

Escolas do ensino regular

No ensino médio regular não há protagonistas, mas os jovens acolhedores são chamados de monitores. Eles também fizeram a acolhida no primeiro dia de aula, como ocorreu no concorrido Colégio Estadual Tobias Barreto. Os alunos monitores mostravam placas de boas-vindas na frente da escola e entregavam um bombom com frases motivacionais. As atividades também aconteceram em outras escolas da rede estadual na capital e no interior.