Jovens protagonistas acolhedores participam de formação para engajamento nas ações das escolas

Tocantins

19.01.2024

A Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, realizou, na última quarta-feira e quinta-feira, 17 e 18, formação dos jovens protagonistas acolhedores, com o apoio dos professores Raquel Palmeira e Flávio Marinho, que conduziram as atividades com os estudantes. 

A formação dos jovens protagonistas acolhedores é desenvolvida com a utilização de uma metodologia que traz êxito para a escola, tendo o estudante como peça fundamental e ativa na rotina escolar.

O Grêmio Estudantil e a Gestão da Escola, durante os dois dias de formação, buscaram preparar os estudantes veteranos para receberem, de forma acolhedora, os estudantes novatos que iniciarão o ano letivo no próximo dia 29 de janeiro. Entre as atividades desenvolvidas destacaram-se dinâmicas, para apresentarem o modelo educacional da escola, além de promoção do incentivo dos ingressantes a construírem seus projetos de vida.

A estudante Clara Cristinne, da 3ª série do ensino médio, comentou sobre o aprendizado adquirido. “Já participei de outras formações e, cada vez que participo, consigo melhorar mais meu conhecimento, e assim contribuir com os novos jovens que irão chegar nesse ano aqui na escola”, afirmou.

Allana Nunes, estudante da 2ª série do ensino médio, comentou que se sente melhor preparada para receber os novos estudantes. “Eu consegui entender como posso ajudar e divertir os novos alunos, apresentar uma experiência nova para eles”, ponderou. 

A professora Raquel Palmeira, que fez parte como formadora, falou da importância do momento. “Estar com os estudantes nestes dias de formação é gratificante. Os estudantes novatos possuem muita curiosidade sobre os professores, a rotina da escola, o novo currículo na escola que ingressam. Serem acolhidos e apresentados a esses aspectos pelos estudantes veteranos permite que esse seja um momento ainda mais inesquecível”, pontuou.

Jefferson Mizael da Silva Fonseca, da 3ª série do ensino médio, fala que a formação ajuda a receber melhor os estudantes novatos. “A formação ensinou como receber os novos estudantes para um novo nível de ensino. Podemos mostrar ao público acolhido, no início do ano letivo, que os acolhedores são referências para os acolhidos”, concluiu.

O diretor da Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, José Antônio Gama, destacou a importância do evento. “Preparar os estudantes acolhedores para receber os alunos ingressantes, demonstrando que o novo nível de escolaridade é importante para definir caminhos. Para tanto, uma das partes é a construção do projeto de vida de cada estudante, que traz orientações de como escolher uma carreira”, finalizou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins