Jovens pesquisadoras da Liberato recebem premiação de organização chinesa na maior feira de ciências do mundo

Rio Grande do Sul

22.05.2023

Helena Flores Moschetta e Manuela Prado Machado, ambas com 19 anos de idade, estudantes do Curso Técnico em Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, receberam o Prêmio CAST – China Association for Sience and Technology, no valor de US$1,200. A CAST é uma organização de cientistas e engenheiros chineses, composta por vários profissionais em nível nacional e internacional.

As estudantes apresentaram o projeto “Uso do grafeno associado a membrana inorgânica nanoporosa para o tratamento da água”, onde desenvolveram um material para adsorver líquidos apolares com alta eficiência, utilizando o grafeno. O material produzido por elas é considerado uma opção ambientalmente amigável, atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O trabalho tem a orientação da professora Schana Andréia da Silva.

A feira reuniu 1.638 projetos oriundos de 64 países. A Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é organizada pela Fundação Liberato, participa desse importante evento desde 1993.