JOVENS EMBAIXADORES: Estudante de Bonfim participa em Brasília de Imersão Educacional

Roraima

01.07.2019

Por: Mágida Azulay Khatab 

Fotos: Ascom/Seed

A estudante do 2° ano do Ensino Médio, Cindy Bruno, do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, localizado no município de Bonfim participa de uma imersão educacional em Brasília (DF). Ela conquistou o segundo lugar no Programa Jovem Embaixadores 2018 e como prêmio, participa da viagem.

Cindy, junto com jovens de outros estados do Brasil, participa de uma semana intensiva de estudos da Língua Inglesa na Capital Federal. Na programação estão incluídas oficinas, passeios culturais e um momento com o embaixador dos Estados Unidos (EUA) no Brasil. Todas as despesas são custeadas pela Embaixada dos EUA no Brasil.

O Jovens Embaixadores é um programa que estimula a participação de estudantes em ações e projetos que beneficiem a comunidade na qual está inserido, buscando uma transformação social.

A estudante de Bonfim desenvolve o projeto Recreio Dirigido, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, atendendo crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A gestora do Colégio Militarizado Aldébaro José Alcântara disse que a instituição já tem um histórico de participação no Programa desde 2013 e que os estudantes se dedicam às atividades. Ela explicou que o Colégio tem o projeto “Encontro com Jovens Embaixadores”, voltado exclusivamente para estimular a participação dos alunos.

“No projeto, temos conversação, estudos e intercâmbio com a Escola Saint Ignácio, localizada na Guiana, nosso país vizinho, para a prática da Língua Inglesa e para conhecer a realidade e a cultura de outro país. Também temos todos os informes do programa, da viagem, da imersão e sobre o que é ser um embaixador. É uma preparação para os estudantes com o objetivo de dar mais segurança para eles participarem do Programa”, explicou Edinalva Vieira da Silva, gestora do Colégio. 

O projeto é coordenado pelas professoras da disciplina da Língua Inglesa, Tarcília Vieira Souza e Roseann Agatha Mann com apoio da equipe gestora. Edinalva informou ainda que o Programa Jovens Embaixadores já abriu novas portas para os estudantes do Colégio.

“Quando os nossos alunos se destacam, entendemos também que é o resultado do nosso trabalho, dedicação e compromisso com a educação. O Programa Jovens Embaixadores já abriu novos caminhos para um ex- aluno da escola, Wanderson Jackosn, que se destacou e cresceu na carreira profissional, e hoje vive na Europa”, disse orgulhosa, a gestora Edinalva.

Ela informou que em 2008 as alunas Keter Mielle e Renata Duck participaram da imersão em Brasília; em 2009 os estudantes Wanderson Jackson e Joseph Ambrosio participaram da imersão em Belém (PA), em 2010, dois alunos (Wanderson Jackson e Joseph Ambrosio) também participaram da imersão em Manaus (AM), em 2012 o Jovem Embaixador do Estado foi o aluno Wanderson Jackson.

JOVENS EMBAIXADORES 2019

Os estudantes que desejam participar do programa devem ficar atentos. As inscrições para a edição 2019 já estão abertas seguem até o dia 11 de agosto.

Podem participar estudantes da rede pública de ensino entre de 15 a 18 anos que são exemplos em suas comunidades.

Os alunos precisam estar engajados há pelo menos seis meses em atividades de empreendedorismo social, em áreas como inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, entre outras.

A intenção é que os estudantes desenvolvam ações que proporcionem verdadeiras transformações sociais no ambiente em que vivem, beneficiando as pessoas e a comunidade em sua volta.

Para se candidatar, os estudantes também devem ter bom desempenho acadêmico e conhecimento da Língua Inglesa.

Os candidatos selecionados no Programa ganham uma viagem de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. A viagem acontece em janeiro e na primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois desse momento, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais, interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e também fazem apresentações sobre o Brasil.

Os estudantes que conquistam o segundo e terceiro lugar participam de uma viagem de imersão educacional em algum Estado da Federação. As inscrições e informações sobre o Programa Jovens Embaixadores 2019 estão disponíveis na página: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e acontece desde 2003. O programa conta com a parceria do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), das secretarias estaduais de educação, da rede de Centros Binacionais Brasil - Estados Unidos e das empresas FedEX, MSD, IBM e SM Tour, além do apoio do Movimento Todos pela Educação, Canal Futura e do Grupo+Unidos.