Alunos semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores são contemplados com bolsa de estudo na Cultura Inglesa

Sergipe

04.05.2022

Cinco alunos da rede estadual de ensino e uma aluna do IFS, semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores 2022 (PJE), foram contemplados com bolsas de estudo na Cultura Inglesa, conforme os termos da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a instituição de ensino. Essa parceria foi iniciada em 2019, na qual a Cultura Inglesa oferece bolsas de estudo integral, pelo período de um ano, para seis alunos da rede pública que se classificarem entre os 10 primeiros na seleção do JE, e que não foram contemplados com o intercâmbio para os Estados Unidos.

Foram beneficiados com as bolsas os estudantes: Cleice Vitória Santana Cruz (Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas), Sofia Gois Pedrosa (Centro de Excelência Atheneu Sergipense), Mylena Santos Lima (Centro de Excelência Atheneu Sergipense), João Henrique Carvalho Miranda (Centro de Excelência Atheneu Sergipense), Italo Bruno Carvalho Santos (Colégio Estadual Dr. Milton Dortas) e Maria Paula Freire Rodrigues Santos (IFS, Campus Aracaju).

Segundo a coordenadora estadual do Programa Jovens Embaixadores, professora Célia Gil, “o programa Jovens Embaixadores abre portas, de várias formas, para todos os estudantes que participam da seleção, seja indo para o intercâmbio, seja, até mesmo, experienciando o processo de inscrição. Essa parceria da Seduc com a Cultura Inglesa de Sergipe é um exemplo disso. Estou muito feliz com os resultados que o nosso estado tem alcançado“.

Neste ano de 2022, após serem aprovadas em todas as etapas da seleção, duas alunas da rede estadual irão participar do intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, no próximo mês de julho.

Para a coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/Seduc), Danielle Virginie, “essa bolsa tem sido um grande incentivo para que mais alunos participem do Jovens Embaixadores. Isso traz para eles uma melhoria significativa em sua formação, tanto em relação ao idioma estrangeiro, quando no conhecimento da cultura de outros países, ampliando sua visão de mundo”.

Oportunidade

Os alunos que foram contemplados com as bolsas de estudo mostraram-se felizes com essa chance de poderem aprimorar o estudo do idioma inglês. É o caso de Cleice Vitória Santana Cruz, do Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas. “Eu fiquei muito feliz com a oportunidade de poder participar da seleção do Jovens Embaixadores. Foi uma experiência incrível, na qual tivemos a possibilidade de testar nossos conhecimentos a respeito da língua inglesa e concorrer a uma viagem para os Estados Unidos. Sinto-me honrada em ter sido semifinalista. Toda a experiência da prova foi válida, e ter essa possibilidade de participar de um programa de nível internacional como estudante de escola pública é uma honra. Essa bolsa de estudo valerá muito como experiência para um contato ainda maior com a língua inglesa. Só tenho a agradecer e aproveitar ao máximo todo o aprendizado”, declarou.

Quem também comemorou foi a aluna Sofia Gois Pedrosa, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. “Estou muito feliz. Só de ser selecionada como semifinalista é uma alegria enorme, e ver que, mesmo não sendo finalista realmente, meu esforço me levou a algo. É incrível ver como cada vez mais portas se abrem para aqueles estudantes que correm atrás do seu futuro, principalmente para os estudantes da rede estadual. Só posso resumir meus sentimentos em felicidade e orgulho”, afirmou.