Jovens do IEMA Rio Anil conquistam quatro prêmios em competição nacional de Robótica

Projetos e Premiações

11.02.2020


Estudantes da Unidade Vocacional IEMA Rio Anil comemoram a conquista de quatro prêmios no Fira Brasil 2019, a mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, realizado em São Paulo e etapa classificatória para o RoboWorld Cup 2020, que será realizado pela primeira vez no Maranhão, no mês de agosto.

A Federação da Associação Internacional de Esportes (FIRA) foi fundada na Coréia do Sul, em 1996, e agora, pela primeira vez, terá versão no Brasil por meio da cooperação técnica firmada entre o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e o Centro Universitário Eniac de Guarulhos, de São Paulo.

A equipe formada pelos estudantes do IEMA Rio Anil junta-se à equipe do Clubinho de Robótica, do município de Codó, como únicos representantes da rede pública estadual do Maranhão, na competição, que é dividida em Liga Juvenil e Liga Universitária. Na Liga Juvenil, o Maranhão concorreu nas categorias: U14, com estudantes na faixa etária de 8 a 14 anos; e U19, com estudantes entre 15 e 19 anos de idade.

“Vivenciar um momento desse como competidora em uma competição nacional de robótica junto com minha equipe foi sensacional. Estou muito orgulhosa em termos ganhado prêmios em todas as provas, trazendo troféus para o nosso estado e Unidade Vocacional. Todos da equipe se empenharam bastante, juntamente com os nossos professores, em todas as etapas que passamos para podermos estar prontos para a competição, desde os momentos das aulas, bem como o processo de organização da viagem. A experiência foi essencial para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou a estudante Thaynara Ribeiro da Cunha.

Os estudantes do IEMA Rio Anil conquistaram prêmios nas competições de: U14 – Cabo de Guerra (vice-campeonato); U19 – Sumô, DRC Explorer e Missão Impossível (campeão).

Para o aluno Mário André Silva Nunes, essa foi uma experiência única pois, possibilitou a ele, a realização de um sonho.

“Sou estudante de robótica educacional da Unidade Vocacional IEMA Rio Anil, e este ano realizei um grande sonho: que é cursar Ciências da Computação na UFMA. E participar da FIRA Brasil 2019 foi uma experiência única, pois pude conhecer uma competição nacional de robótica. O evento foi enriquecedor, tivemos diversos momentos de tensão, mas com muito empenho e dedicação eu e minha equipe, juntamente com nossos professores, conseguimos obter um bom desempenho em todas as modalidades. Essa experiência que a robótica me proporcionou é muito importante para meu desenvolvimento na área tecnológica”, concluiu Mário Nunes.

Sobre a Fira

Entre outros objetivos a Federação da Associação Internacional de Esportes tem como propósitos: levar o espírito da ciência e da tecnologia às jovens gerações e aos leigos; promover o desenvolvimento de um sistema robótico autônomo de múltiplos agentes que possa cooperar entre si e contribuir para o aprimoramento tecnológico de ponta neste campo especializado; reunir pesquisadores e estudantes qualificados de diferentes origens, como robótica, fusão de sensores, controle inteligente, comunicação, processamento de imagens, mecatrônica, tecnologia de computadores, vida artificial etc. em um novo e crescente campo interdisciplinar de robôs de futebol autônomos inteligentes para jogar o jogo de futebol, entre outros.