Jovens atendidos pelo Sistema Socioeducativo do Pará começam o Encceja PPL 2023

Pará

18.10.2023

Adolescentes e jovens custodiados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) iniciam, nesta terça-feira (17), o ciclo de provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Em parceria com as unidades socioeducativas foi desenvolvido, pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), um projeto que contempla todas as disciplinas da grade curricular, a fim de preparar os socioeducandos para os exames.

Conforme a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), os planos de atendimento socioeducativo tornam obrigatórias ações articuladas nas áreas de educação. Com base nessa prerrogativa, a Fasepa firma a adesão ao exame com o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tendo como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes ou que já concluíram o ensino médio, como forma de ingresso no ensino superior. As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades socioeducativas e nas casas penais direcionadas ao processo de adesão.

Para a realização do Encceja, nesta terça (17) e quarta-feira (18), foram inscritos 94 socioeducandos privados de liberdade - 68 para o ensino fundamental e 26 para o ensino médio.

Parceria - A Fasepa também firmou parceria com o Instituto Ambient, organização social vinculada ao Projeto Escrevendo Reescrevendo Nossa História (Pernoh), de iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal de Justiça do Pará.

Segundo o professor de redação Carlos Silva (professor Carlão), que atua no Instituto Ambient, a formação on-line oferecida neste ano aos socioeducandos reflete a adaptação às novas tecnologias, ampliando o conhecimento dos jovens e facilitando o fortalecimento do ensino dentro do sistema socioeducativo, além de representar oportunidades significativas aos socioeducandos. “Meu objetivo durante esse processo é fazer com que os socioeducandos assimilem informações necessárias para a realização das provas de redação. A preparação é no sentido de orientá-los para que possam ter mais tranquilidade na hora dos exames”, disse o professor.

De acordo com a pedagoga Eliana Ercília, da Diretoria Técnica da Fasepa, a prova do Encceja ajuda a reduzir o percentual de defasagem escolar comum aos adolescentes inseridos no Sistema, além de preparar os jovens com técnicas e conhecimentos acerca dos assuntos abordados. “O foco na preparação dos socioeducandos faz com que eles se sintam seguros para a realização dos exames. A parceria entre Fasepa, Seduc e Instituto Ambient possibilita o avanço da educação e a inclusão social dos socioeducandos. Dessa forma, é possível alcançar bons resultados”, afirmou a pedagoga.

A escolarização nas unidades da Fasepa é realizada em parceria com a Seduc. Os professores e as equipes pedagógicas trabalham com atividades conforme o currículo escolar. Antes das provas, as unidades também realizam simulados, “aulões” e atividades direcionadas ao preparo dos socioeducandos, o que possibilita identificar o desempenho de cada adolescente até o dia da prova. Durante a preparação, os professores enfatizam a importância das provas e as temáticas tratadas, e também orientam sobre o alcance de bons resultados.

Expectativa - Segundo o articulador estadual do Encceja PPL pela Fasepa, Geraldo Barros, “a grande novidade e desafio para nós é a preparação desses jovens para o dia da prova. Esse ano tem um número expressivo de jovens inscritos. Esperamos que o resultado seja bem positivo, no sentido que a maioria consiga certificar, parcial ou integralmente. Nosso objetivo é continuar oportunizando aos jovens também esse direito”.

Uma parte dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa também realizará o Enem, que avalia o desempenho dos estudantes concluintes ou que já concluíram o ensino médio como forma de ingresso no ensino superior. A prova será realizada em dezembro, e a Fasepa terá inscritos alunos que participarão como treineiros, com o objetivo de conhecer a prova e ter melhor preparo. Outros farão a prova para disputar uma vaga nas universidades.

 

Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa