Estudante de Rorainópolis tem a melhor redação e representará Roraima em Brasília

Roraima

18.06.2024

O aluno Jonathas Lima Nunes, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar, em Rorainópolis, foi o grande vencedor da edição 2024 do Programa Jovem Senador e representará o Estado de Roraima na etapa nacional em Brasília.

Glenda Naiane Ribeiro, da Escola Estadual Monteiro Lobato, ficou em 2º lugar, e Bárbara Taliny dos Santos, do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio, ficou em 3º lugar. Ambas receberam certificados de participação.

O tema de 2024 foi “Os 200 anos do Senado e os desafios e o futuro da democracia” e contou com a participação de estudantes de todo o país, oriundos da rede pública de ensino. Em Roraima, além de Jonathas, mais nove escolas receberão certificados de participação do Programa pelo bom desempenho nas redações.

“A Seed parabeniza e agradece as escolas que participaram do concurso de redação do Senado Federal, do programa Jovem Senador”, disse a coordenadora do Programa em Roraima, Maria Nilda Araújo Lima.

O Programa Jovem Senador realiza anualmente um concurso de redação que visa incentivar a educação política e cidadã entre estudantes do ensino médio da rede pública. Cada ano é proposto um tema específico, que serve como critério de seleção e participação para a etapa estadual, seguida pela etapa nacional.

Para a seleção das redações vencedoras, as escolas enviam os textos à Seed, que escolhe três selecionados na etapa estadual, e destes, um é selecionado para a etapa nacional. Em Roraima foram registradas 1.709 inscrições.

Os primeiros colocados de cada estado vão a Brasília para vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Durante a semana de vivência legislativa, todas as despesas serão custeadas pelo Senado Federal, e os alunos participarão das sessões com os senadores.

Entrega do Passaporte

Jonathas recebeu um passaporte informando sobre a sua vitória, um notebook e uma placa comemorativa com seu nome, que será afixada no mural da escola. Para desenvolver o seu texto, Jonathas, que é aluno da 3ª série do ensino médio, pesquisou as ideias que queria defender na sua redação.

“Chegando às conclusões necessárias, parti para o desenvolvimento, que usei para explicar como o problema proposto no tema da redação acontecia, com suas consequências, e na última etapa do estudo, desenvolvi a solução para não prejudicar a democracia”, disse o estudante.

O aluno, que pretende cursar medicina, relatou que trabalhar com o tema foi interessante porque tratou do futuro da democracia no Brasil, contextualizando o processo desde o início. “Achei, de certa forma, divertido fazer a redação, porque eu precisava buscar informações sobre o passado da história do Senado e ao mesmo tempo falar sobre a atualidade e como elas afetam o futuro da democracia”, refletiu.

Os outros nove colocados na redação do Programa Jovem Senador receberão seus certificados em entrega que será realizada na Seed, nos próximos dias. Abaixo, a relação das escolas com redações destacadas no Programa Jovem Senador 2024:

 

1º Lugar - Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar (Rorainópolis) 

2º Lugar - Escola Estadual Monteiro Lobato 

3º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Carlos Casadio 

4º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena 

5º Lugar - Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil 

6º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Elza Breves de Carvalho 

7º Lugar - Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves 

8º Lugar - Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva (Boa Vista Rural) 

9º Lugar – Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges 

10º Lugar – Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Borges (Pacaraima) 

JORNALISTA: Layse Menezes 

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed