Jovem Senador: cearense que ficou em 1º lugar no concurso toma posse em Brasília

Ceará

28.06.2022

O estudante Francisco Davi da Silva Pereira, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, localizada no município de Sobral, tomou posse como Jovem Senador nesta segunda-feira (27), em Brasília-DF. Francisco Davi ficou em 1° lugar no concurso nacional de redação promovido pelo Senado Federal e participará, ao longo desta semana, de uma vivência legislativa, junto com outros 26 alunos, cada um representante de um estado. Nesta edição, o tema proposto foi “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Acesse o vídeo de transmissão da posse dos Jovens Senadores

Na capital federal, os jovens simularão a atuação dos senadores, numa legislatura com quatro dias de duração. O processo começa com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e terminará com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei.

Davi viajou a Brasília junto com a professora Kátia Alves de Sá, que ministra a disciplina de Sociologia na EEEP e orientou-o durante a jornada de estudo e elaboração do texto. O dirigente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, Daniel Carlos da Costa, e o diretor da escola, William Alves Fonseca, também compuseram a comitiva cearense.

 

Bruno Mota - Textos - Ascom Seduc Ceará