Jovem medalhista no TME² cria grupo de estudos para auxiliar colegas de turma

Piaui

08.11.2023

A paixão pela matemática motivou o jovem Francisco Caio de Moura, estudante da 2ª série do Ensino Médio no CETI Helvídio Nunes, em Sussuapara, a criar um grupo de estudos para ajudar os colegas a entender melhor o mundo dos cálculos.

O grupo de estudos surgiu da vontade de Caio, aos 17 anos, em compartilhar o que tem aprendido na escola ao perceber a dificuldade dos colegas na disciplina. Ele decidiu pedir permissão para auxiliar os amigos para as provas regulares e a ideia tem sido um sucesso.

“Foi nessa semana que tive a ideia de ajudar meus colegas de turma, somos da 2ª série do Ensino Médio. Era véspera de prova de matemática e de preparação para o Enem nas outras turmas. Perguntei se eles precisavam de ajuda e responderam que sim. Então, combinamos de entrarmos na sala mais cedo, antes das aulas começarem. A aula fluiu muito bem, a turma quase toda empenhada em aprender o conteúdo. São quase 30 alunos”, disse o jovem.

Destaque como medalhista de bronze no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME², Caio mora com os pais, que são lavradores, e mais dois irmãos na zona rural do município de Sussuapara.

A experiência de Caio durante o Torneio de Matemática aumentou seu entusiasmo com o ensino. “Eu sempre tive essa vontade de ajudar meus colegas e ficava tirando as dúvidas deles. Eu perguntava  para a professora se podia ajudá-la nas turmas, seja qual fosse o conteúdo que ela estivesse ministrando. A experiência que a TME² me trouxe foi fundamental para tudo isso. Voltei com muito entusiasmo”, disse Caio.

O planejamento das aulas de reforço dos conteúdos matemáticos acontece sob supervisão da escola. “A escola sempre me apoiou com os meus projetos, inclusive, no início do ano, fiz um clube de leitura com os alunos do Ensino Fundamental. Por conta do TME², decidi ajudá-los com matemática”, lembra Caio.

A gestora escolar do CETI Helvídio Nunes, Geni Leal, reforça que a iniciativa de Caio vem motivando os colegas durante as aulas. “Este reforço teve iniciativa do Caio. Ele é um estudante sempre solícito nas atividades que a escola propõe e, nesta ação pontual, ele auxilia a professora de matemática para facilitar o entendimento junto aos colegas”, explica a gestora.