Jornal experimental promove a prática da escrita e promove aprendizagem

Tocantins

12.12.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Coletar informações, realizar entrevistas, fotografar, redigir textos são práticas comuns na vida de um jornalista, mas para além da profissão, essas mesmas técnicas foram adotadas pelos professores do Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, em Axixá do Tocantins, para o desenvolvimento da escrita e promoção da aprendizagem entre os estudantes.

O resultado desse trabalho foi a criação do Jornal Ribas Júnior, que teve a sua 4º edição lançada nessa quarta-feira, 11, na unidade de ensino. A programação contou com a participação de cerca de 300 alunos, pais, representante das escolas municipais e comunidade axixaense. Sem a rigidez das exigências do mercado profissional, o grupo formado por 15 estudantes optou por uma linguagem simples para contar os principais fatos que envolveram a comunidade escolar ao longo do semestre.

Está entre os objetivos do trabalho, orientado pelas professoras Maria Lida Pereira e Maria Celma Rodrigues de Sousa, a promoção do protagonismo juvenil. De leitores, os estudantes são elevados a produtores e disseminadores de informação. Enquanto realizam o trabalho, eles aprendem técnicas de escrita, conhecem os gêneros literários e treinam a produção de textos informativos.

Durante a programação de lançamento do jornal, foram apresentados os textos que compõem a publicação, e os estudantes apresentaram a música Pintor do Mundo e o ex-aluno da unidade de ensino, Remy Soares, presente na solenidade, destacou a importância do trabalho realizado pelos estudantes. O colégio está de parabéns pela iniciativa, que tem um papel importante na promoção do nome da escola e dos acontecimentos”, pontuou.

A estudante Camila Alves, da 3ª série do ensino médio e membro do grupo responsável pela criação do jornal, comemorou o resultado do trabalho e destacou a integração das turmas da unidade de ensino na realização do trabalho. “Foi uma ótima experiência, aprendi coisas que levarei para o resto da vida. Foi magnífico, não tenho nem palavras para descrever o quanto o nosso trabalho está lindo. É um sonho realizado!”, comemorou.