“Jornal do Meio – Bioparque Pantanal” da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira vence Prêmio Educador Transformador

Mato Grosso do Sul

10.04.2024

A Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, localizada na Vila Progresso, em Campo Grande, participou do Prêmio Educador Transformador, com o projeto “Jornal do Meio – Bioparque Pantanal”, desenvolvido pelo professor Thiago Moura, foi o vencedor estadual na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, em 2024.

Professores de instituições de ensino públicas e privadas concorreram ao maior prêmio de Educação Empreendedora do país, em uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.

São reconhecidos os projetos que possibilitem transformar, de forma inovadora, o conhecimento e a experiência em resultados positivos para os estudantes e para a coletividade.

Filme

Neste sentido, a pesquisa sobre Ética e Meio Ambiente, realizada pelos estudantes, virou um filme, produzido com orientação do professor Thiago Moura, que em 2023 já foi premiado no I Festival de Cinema das Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul. E agora, está entre as melhores práticas educacionais desenvolvidas nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023, na Rede Pública e/ou Privada de Ensino do Brasil! - Filme do projeto poderá ser assistidfo no link: https://youtu.be/Bo_lZ5oUTs8

Filme

Neste sentido, a pesquisa sobre Ética e Meio Ambiente, realizada pelos estudantes, virou um filme, produzido com orientação do professor Thiago Moura, que em 2023 já foi premiado no I Festival de Cinema das Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul. E agora, está entre as melhores práticas educacionais desenvolvidas nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023, na Rede Pública e/ou Privada de Ensino do Brasil! - Filme do projeto poderá ser assistidfo no link: https://youtu.be/Bo_lZ5oUTs8

Cinema & Teatro

O projeto de Cinema & Teatro desenvolvido na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira tem sido utilizado como recurso-pedagógico para ampliar as possibilidades de aprendizagem, reflexão e enriquecimento cultural na escola.

O trabalho procura dialogar com múltiplas linguagens, como literatura, teatro e cinema no estudo de disciplinas como Ciências, Biologia, Geografia, História, Filosofia e Artes.  Contribuindo para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das tecnologias, propiciando uma melhor formação ao aluno.

Inicialmente, o projeto oferecido através do Núcleo de Arte e Cultura – NUAC/SED-MS, visava oferecer aulas de teatro para os estudantes. Com isso, foi formado um grupo de teatro na escola. Em seguida, o professor Thiago Moura, que também ministra aulas de Projeto de Vida e Filosofia na unidade escolar, passou a pegar temas estudados pelos alunos em outras disciplinas para serem pesquisados e desenvolvidos com o grupo.

O projeto deu tão certo, que passou a contar com a assessoria de professores de outras disciplinas, culminando em pesquisas científicas multidisciplinares, desenvolvidas pelos estudantes. Na metodologia adotada também são trabalhados temas éticos como respeito, inclusão e preservação do Meio Ambiente.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar