Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio chega ao Agreste Central Sergipano

Sergipe

25.11.2021

Professores, coordenadores e gestores escolares da rede estadual de ensino que atuam em escolas do Agreste Central Sergipano participaram, na manhã desta quarta-feira, 24, da Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED). O encontro foi realizado na sede da DRE 3, em Itabaiana, onde os participantes puderam receber mais informações pertinentes à proposta da Matriz Curricular com a Formação Geral Básica e os cinco Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. A ação tem como objetivo principal subsidiar todas as instituições educacionais da Rede Estadual de Ensino para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022. O novo formato de ensino é regulamentado pela Lei 13.415/2017. Todas as escolas que ofertam o ensino médio implementarão progressivamente, isto é, na 1ª série em 2022, na 2ª série em 2023 e na 3ª série em 2024.

As orientações foram repassadas pela coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed), professora Isabella Santos, e pelas técnicas pedagógicas Patrícia Morgana, Edigênia Ferreira e Fernanda Araújo. “O que nós queremos com isso é acalmar o coração dos nossos professores no sentido do Novo Ensino Médio, que ainda é algo novo para muita gente. Então nós vamos explicar tudo sobre o Novo Ensino Médio, que já está todo regulamentado no estado de Sergipe pelo Conselho Estadual de Educação. Nós sentimos que, a partir do momento em que já estão autorizados os encontros presenciais, era importante fazermos isso presencialmente. E o momento é agora, já que o ano de 2022 está batendo a nossa porta. Professores, diretores, coordenadores pedagógicos, todos da comunidade escolar devem estar conosco”, explicou Isabella Santos.

O professor Alecrisson da Silva, que ensina língua portuguesa no Colégio Estadual Professora Anita Passos de Oliveira, em Pinhão, participou do encontro e destacou que o Novo Ensino Médio será muito benéfico para os jovens. “Toda discussão feita em educação é sempre bem-vinda. E quando se trata de ensino médio, acho que é muito importante a gente dialogar em consenso com os demais colegas, porque a sociedade passa por constante transformação. Muitos jovens no contexto escolar não têm essa orientação, então, quando a gente traz uma abertura sobre essa questão do Novo Ensino Médio, muitas vezes a gente pode levar sugestões ou mesmo caminhos para que eles possam fazer escolhas para a vida futura deles fora do contexto escolar”, disse.

Quem também participou foi o professor Rokenedy Lima Passos, que ensina matemática em escolas estaduais nos municípios de Campo do Brito e Macambira. “Como o Novo Ensino Médio é ainda uma novidade, acho imprescindível a gente se inteirar mais, buscar essa capacitação, para podermos fazer o melhor trabalho possível a partir do próximo ano”, afirmou. Já o professor José Sandro Santos Hora, que ensina filosofia no Colégio Estadual Deputado Guido Azevedo, em Areia Branca, elogiou o novo formado de ensino. “É muito necessário termos esse diálogo porque nós estamos diante de uma profunda mudança. Tanto os alunos quanto nós, professores, não escaparemos a essas mudanças, e quanto mais informações tivermos, melhor será para nós lidarmos com esse desafio. Acho que o Novo Ensino Médio será fundamental. Da forma em que está não dá para permanecer. O ensino médio é um gargalo no Brasil, e a gente precisa estar arriscando. Estamos saindo da nossa zona de conforto, e penso que isso é necessário”, disse.

A Jornada Pedagógica segue seu cronograma de atividades em outras regionais. Já aconteceram encontros na DRE 4 (22 de novembro), e acontecerão novas reuniões nos dias 26, na DRE 6, finalizando no dia 29, na DEA e nas DREs 2, 4 e 6.

Leia também:

Professores da rede estadual do Leste Sergipano participam de Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio