Rio Grande do Sul
15.02.2022Com a programação inteiramente dedicada aos mais de 57 mil professores da Rede Estadual, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae, promoveu, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, o terceiro encontro da Jornada Pedagógica 2022. O evento, que segue até esta terça-feira, 15 de fevereiro, é transmitido pelo canal do YouTube TV Seduc RS sempre a partir das 9h.
Na ocasião, foram debatidos temas como a avaliação diagnóstica, o planejamento da retomada das aulas presenciais, a gestão de sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais, a matriz de referência do ano letivo, o acolhimento dos estudantes para aumentar o engajamento e a articulação das práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem e a permanência do aluno na escola.
CONFIRA A LIVE DA JORNADA PEDAGÓGICA
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, responsável pela abertura da live, fez uma análise do atual momento da Educação e do novo conceito de escola do século 21.
“O conhecimento não é mais fixo. É por isso que as instituições de ensino estão mudando. A escola que somente reproduz os conteúdos acabou. É preciso preparar e atender os alunos de hoje que vivem num mundo completamente diferente de antes. Nós temos uma realidade que é volátil, incerta, complexa e ambígua. Nós, professores, temos que fazer um exercício grande de mudança para tornar a escola mais atrativa e interessante aos anseios dos jovens”, destacou.
Ainda, conforme ela, a escola moderna tem que trabalhar, além dos componentes curriculares, as competências socioemocionais.
“Estas habilidades estão agrupadas em cinco macro competências. Que são: a autogestão, o engajamento com os outros, a amabilidade, a resiliência emocional e a abertura ao novo. Então, esta escola, que estamos construindo juntos, necessita desenvolver esta nova compreensão do processo educacional”, reiterou.
A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, apresentou o mapa estratégico da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e os sete direcionadores que visam garantir uma aprendizagem de qualidade para todos de forma inclusiva e equitativa.
“Com foco na dimensão pedagógica e implementação do nosso currículo do Ensino Médio, nós temos os nossos três primeiros direcionadores: qualificar a Educação para a Vida e século 21; aprimorar os resultados dos indicadores de permanência e aprendizagem; e assegurar a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia. Todos eles nos trazem para esta nova realizada na Educação”, enalteceu.
A diretora do Centro Lemann de Liderança e Equidade da Educação, Anna Penido, falou sobre o acolhimento, o engajamento e a participação das juventudes no Novo Ensino Médio. De acordo com ela, a adolescência é o último estágio da vida em que o cérebro possui uma grande plasticidade e isso possibilita uma oportunidade maior para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
“Nós precisamos entender, de fato, que nós temos que construir ambientes educacionais muito positivos para aproveitar essa janela de oportunidade que a plasticidade cerebral proporciona. Se os jovens estão vivendo em ambientes intolerantes, violentos e superficiais é isso que eles vão absorver. Pelo contrário, se eles estão vivenciando experiências em locais criativos, respeitosos, estimulantes e cheios de conhecimento, eles também absorverão estes elementos. Então, a escola é um espaço primordial para esta mudança”, explicou.
A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, trouxe questões pertinentes ao início do letivo como o calendário escolar e a matriz de referência de 2022. A aulas na Rede Estadual ocorrem no modo presencial, a partir do dia 21 de fevereiro, e serão divididas em quatro bimestres.
Além disso, ela detalhou pontos importantes como a atualização do Plano de Ação Pedagógica Complementar, o planejamento de acolhimentos dos estudantes, a retomada das aprendizagens e as avaliações diagnósticas.
“Nós teremos, nessa primeira etapa, o acolhimento dos estudantes. Este é um planejamento onde serão escolhidas dinâmicas específicas de cada comunidade escolar. É uma oportunidade de aproximação para a criação ou reafirmação de vínculos que foram perdidos na pandemia. Esta proximidade é fundamental para o bom desenvolvimento das habilidades dos estudantes ao longo do ano letivo”, afirmou.
A professora e representante do Instituto Reúna, Filomena Siqueira, tratou sobre a avaliação diagnóstica formativa, os conceitos e a importância para o planejamento da retomada das aulas presenciais.
“As práticas avaliativas e seus instrumentos geram informações essenciais para a educação. São ferramentas de mensuração, de gestão de ensino, aprendizagem e de tomada de decisão para a formatação de políticas públicas. Portanto, é extremamente necessário identificar como o aluno está compreendendo a aula e ter um plano de ação para acompanhar esse processo de aprendizagem”, avaliou.
Transmissões simultâneas da Jornada Pedagógica 2022
Na tarde desta segunda-feira, 14 de fevereiro, a Jornada Pedagógica contou com transmissões simultâneas no canal do YouTube TV Seduc RS. Além da programação principal, foram transmitidas mais três lives, cada uma abordando um assunto diferente.
Foram abordados os temas Educação Inclusiva, com foco na Educação Especial; Gestão de Sala de Aula e as metodologias ativas; e os eixos e ações do Programa Aprende Mais em 2022.
Jornada Pedagógica 2022
Estão sendo abordadas, durante a Jornada Pedagógica 2022, questões de gestão de sala de aula, planejamento educacional e integração curricular, Educação Especial e Educação Antirracista, o Programa Aprende Mais, a avaliação diagnóstica, o desenvolvimento de habilidades e competências e a implementação do Ensino Médio Gaúcho.
A formação dos docentes, que está sendo desenvolvida de forma síncrona, conta com materiais disponíveis no site da Seduc na aba Jornada Pedagógica 2022.
A ação ainda busca focar em momentos de criação e construção coletiva, valorizar as práticas da Rede Estadual e iniciar o debate sobre temas importantes que serão aprofundados no decorrer de 2022.