JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES CHEGA A 60ª EDIÇÃO

Estudantes

19.06.2018

Promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Adjunta de Ensino e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) celebra   a 60ª edição. 

Os JEPs integram  a comunidade escolar das redes pública e privada; contribuem para a formação de cidadãos; disseminam a cultura da paz e revelam talentos esportivos. Neste ano, vão ser selecionadas, entre as equipes participantes, as que representarão os estudantes pa4raense nas etapas nacionais, que ocorrerão em setembro e novembro. 

Em 2017, o evento reuniu cerca de 20 mil participantes da comunidade estudantil e envolveu cerca de 80 mil pessoas da comunidade em geral.

Em 144 municípios paraenses, o NEL alcança cerca de 4 mil alunos de mais de 300 escolas e promove o treinamento de atletas em 13 modalidades. Neste ano, o Núcleo inseriu as disputas de karatê e o jiu jtsu.

O JEPs é o segundo evento esportivo juvenil mais antigo do Brasil. E essa longa caminhada é celebrada pela Seduc. “Além das conquistas esportivas, o reconhecimento e a credibilidade, Brasil afora, somam-se à descoberta de talentos esportivos. Isso incentiva atletas e educadores continuarem na missão de construirmos, juntos, uma sociedade mais justa e com mais oportunidades de acesso a bens educacionais e culturais”, destaca a secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Serruya Hage.

Ao longo dos jogos, ocorrem as seguintes etapas classificatórias: seis etapas Regionais, uma etapa Metropolitana e uma etapa Estadual, realizadas nos meses de maio e junho.  Nessas etapas serão selecionados os atletas representarão  o Pará nas etapas Nacionais, que ocorrerão em Manaus, de 19 a 23 de setembro, e Natal, de 12 a 25 de novembro.

Selo comemorativo

Em alusão aos 60 anos, foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) um selo comemorativo, com distribuição pelos Correios, foi lançado na segunda-feira (18) em cerimônia no auditório do Palácio dos Despachos.

Sob encomenda da Seduc, a Empresa Brasileira de Correios produziu 12 mil selos, que serão usados pela Seduc nas correspondências.

A peça filatélica foi criada conjuntamente pela Comunicação da Seduc e o NEL como estratégia de  marketing  para valorizar a realização do evento esportivo-educacional, o envolvimento de uma grande equipe de técnicos e educadores e a mobilização de milhares de estudantes em todo o Estado.

O evento típico da tradição o filatelista, no dia 18,  oficializará o lançamento do selo que celebrará a 60ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses.

Transmissão  pela TV Cultura

Neste ano, em parceria com a Fundação de Telecomunicações do Pará (FUNTELPA), as partidas finais da etapa Estadual, que acontecerão nos dias 23 e 24 de junho, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, serão transmitidas ao vivo  pela  TV Cultura.

Paralímpico

Os atletas paralímpicos do Pará vão disputar a etapa Regional entre  26 a 30 de junho, em Marabá.

A Paralimpíada Escolar Nacional será realizada de 21 a 25 de  novembro, em São Paulo.