Jogos Estudantis Goiás 2019 chegam em fase estadual

Jogos estudantis

26.06.2019

O maior evento esportivo estudantil de Goiás chega em sua fase final dentro do Estado. Após as competições nos quatro polos regionais definidos para a disputa os Jogos Estudantis de Goiás 2019 chegam na etapa Estadual. O evento será sediado em Morrinhos e participam dele estudantes matriculados nas redes públicas de ensino e na rede particular, na faixa etária de 12 a 17 anos.

A iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Educação/Superintendência de Desporto Educacional, movimenta o corpo estudantil das cidades e traz as modalidades coletivas de basquete, handebol, futsal e voleibol. O torneio será realizado entre os dias 27 e 30 de junho.

A competição que é dividida em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual, chega em sua última parte dentro do Estado. Os campeões classificados em cada polo regional - Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde – contemplam as 40 Regionais, que representam os 246 municípios goianos e envolve, ao todo, cerca de 40 mil alunos/atletas.

Os alunos que ganharem a fase estadual estarão classificados para participarem da maior competição esportiva estudantil do país, os Jogos da Juventude. A competição nacional será sediada em Cascavel, no Paraná, entre os dias 02 a 09 de setembro deste ano. Os selecionados na competição nacional poderão participar de jogos estudantis internacionais.

O superintendente de Desporto Educacional, professor Maurício Roriz dos Santos, destaca a importância dos jogos que geram a mobilização da juventude estudantil em torno do esporte. “O evento contribui para a formação integral do aluno/atleta, motivando a aprimorar sua vivência esportiva e oportunizando a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares”, destaca. Segundo ele, o objetivo é levar o esporte ao maior número de estudantes possíveis e transformar vidas a partir disso.

Em 2018, 155 alunos/atletas de 25 municípios goianos participaram dos jogos nacionais e trouxeram para casa seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze. 

Neste ano, haverá também a participação de alunos/atletas paralímpicos, resultado da parceria entre a Superintendência de Desporto Educacional, Superintendência de Inclusão e a Secretaria de Esporte, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer. Os alunos com deficiência disputam as modalidades individuais de atletismo, bocha, natação e parabadminton, que seguem cronograma único, que acontecerá em outubro juntamente com as modalidades individuais.

Polos

A competição movimentou as cidades que foram sede nas etapas regionais e agora os alunos/atletas ganhadores se preparam para o grande dia. A cidade de Itumbiara sediou as competições do Polo I que aconteceu entre os 16 e 19 de maio. Participaram desta fase as equipes classificadas em Catalão, Goiatuba, Itaberaí, Morrinhos, Palmeiras, Piracanjuba, Pires do Rio, Trindade e Silvânia. Ao todo estiveram presentes cerca de 1200 pessoas.

Em Goianésia, as competições da Polo II ocorreram entre os dias 23 e 26 de maio. Participaram desta fase as equipes classificadas das regionais de Campos Belos, Águas Lindas, Anápolis, Inhumas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Posse e Formosa. No total 1.400 pessoas estavam envolvidas durante todo o evento, entre alunos, técnicos, dirigentes e organização em geral. 

Rubiataba sediou o polo III com as disputas entre 30 de maio e02 de junho. Participaram das competições 1.200 alunos atletas das regionais de Ceres, Goiás, Itapuranga, Itapaci, Minaçu, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Goiânia. 

Já Rio Verde sediou o quarto e último polo, iniciadas na quinta-feira (6/6) com encerramento no domingo (9/6). Cerca de 1.350 alunos/atletas estavam presentes. Foram para a etapa as Regionais de Aparecida de Goiânia, Iporá, Jataí, Jussara, Mineiros, Piranhas, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e São Luís de Montes Belos, além de Rio Verde.