JOGOS: Estudantes participam da Etapa Final de Karatê. Competição foi realizada em parceria com a Federação Roraimense de Karatê

Roraima

23.07.2019

Por Mágida Azulay Khatab 

Fotos: Neto Figueredo

No último domingo (21), a quadra do Ginásio Hélio Campos se transformaram em tatames para a realização das competições da modalidade de Karatê dos Jogos Escolares de Roraima. A competição foi realizada mediante uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a FRK (Federação Roraimense de Karatê).

As disputas dos Jogos Escolares aconteceram dentro do Circuito Roraimense de Karatê promovido pela FRK por meio da Associação Ichiban Dojô. O Circuito conta com a participação de 130 atletas de sete associações do Estado de Roraima e também do Amazonas (AM).

No Circuito, as competições acontecem nas modalidades Kata e Kumite em todas as categorias do mirim ao máster. Já nos Jogos Escolares, os alunos competem nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos) nos naipes masculino e feminino.

Participam dos Jogos 49 alunos, destes 11 são do interior, sendo 03 alunos do município de Iracema (Escola Estadual Dom Pedro II), 07 de Rorainópolis (Escolas Estaduais Padre Eugênio Possamai e José de Alencar e Colégio Estadual Militarizado Antônia Tavares) e 01 aluno de São Luiz (Escola Estadual João Rodrigues). Outros 38 alunos são de escolas da Capital Boa Vista.

A aluna Kelly Cristina de 15 anos da Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt de Boa Vista disse que treinou bastante para os Jogos. Em 2017 foi indicada a melhor atleta da categoria sub 14 pela Confederação Brasileira de Karatê e disse que o esporte mudou sua vida.

“Eu gosto muito dos Jogos Escolares. Eu venho me preparando bastante, treino Karatê há oito anos, eu amo treinar. O karatê mudou minha vida e eu espero alcançar um ótimo resultado nesta competição”, disse Kelly.  

Para a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, a parceria com a Federação Roraimense de Karatê demonstra a união de esforços em busca de um só objetivo que é fomentar o esporte do Estado.

“O importante é estarmos juntos com os alunos, que treinaram, competiram, que participaram das seletivas nos municípios. Hoje estamos com quase 50 alunos competindo aqui. O sentido dos Jogos Escolares é unir esforços e trazer as crianças e a juventude para o esporte, tão importante para o desenvolvimento social, emocional, ou seja, para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente”, enfatizou Leila Perussolo.

Já o presidente da FRK, Oberlan Jones destacou que a federação é parceira do Governo do Estado por meio do IDR (Instituto do Desporto de Roraima) na realização das competições de Karatê. Em sua avaliação, a modalidade vem crescendo no Estado.

“Hoje acontece uma grande festa do Karatê em nosso Estado com dois eventos, o Circuito e os Jogos Escolares. A modalidade vem crescendo no Estado principalmente a partir de 2017. Percebemos o aumento do número de atletas nas competições e a tendência é que o esporte continue crescendo em Roraima”, destacou Oberlan.

ETAPAS – JOGOS

As etapas classificatórias dos Jogos Escolares de Roraima foram realizadas em todos os municípios do interior: São João da Baliza (18 e 19/06), Uiramutã (28, 29,30/06), São Luiz (27 e 28/06), Alto Alegre (01 e 02/07), Cantá (12 e 13/07).

E ainda em Pacaraima (29 e 30/06), Amajari (06/07), Mucajaí (12 e 13/07), Caracaraí (04 a 06/07), Normandia (13 e 14/07), Rorainópolis (12 a 14/07), Bonfim (15/07) e Caroebe (25/06).

Em Iracema, apenas uma escola (Escola Dom Pedro II) demonstrou interesse em participar da competição e foi classificada direto para a final. Este ano, as seletivas no interior ocorreram mediante regime de colaboração entre as prefeituras e o Governo do Estado.

De acordo com o cronograma do IDR, a fase classificatória da Capital Boa Vista está prevista para ocorrer no período de 01 a 06 de agosto e a fase estadual final ocorrerá entre os dias 09 a 18 de agosto.

Haverá disputa em 13 modalidades sendo cinco coletivas (basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo e handebol) e oito individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação, karatê, judô e vôlei de praia) nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos).

ASCOM/SEED