Jogos Escolares do RN chegam a 49ª edição com recorde de participação

Rio Grande do Norte

11.10.2019

A fase final da 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) foi aberta, na tarde desta quinta-feira (10), com a presença de alunos, professores, técnicos e autoridades. A cerimônia foi sediada no Ginásio Marcelo de Carvalho (DED), na Candelária, tradicional local da competição, que é a mais conhecida do esporte estudantil do RN. Neste ano, mais de 44 mil alunos foram envolvidos em todas as etapas dos jogos, número superior a edição passada. A fase final tem início hoje (11) e segue até o dia 25 de outubro.

Realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, o Jerns mobilizou, desde as 14 fases regionais disputadas no interior do estado, 1006 escolas do sistema estadual de ensino e, na fase final, 588 unidades de ensino estão competindo, o que representa mais de 14 mil estudantes. "O Jerns tem um simbolismo que ultrapassa gerações. Sem dúvidas, uma verdadeira celebração do esporte", destacou o secretário de Educação, Getúlio Marques, durante a solenidade de abertura. “O esporte de hoje nos transforma no cidadão do amanhã. Que vocês tenham, daqui para frente, uma bela disputa. Boa sorte a todos”, declarou.

“Os jovens que participam do Jerns têm a grande oportunidade de trocarem experiências. Quem vivenciou essa competição entende o prazer de ser vitorioso nos jogos", frisou o vice-governador do Estado, Anternor Roberto, durante a saudação aos atletas.  “O nosso agradecimento hoje é especial a vocês, os que hoje tem coragem de desfilar na quadra e dizer ‘eu amo, eu represento minha escola, eu valorizo minha escola e quero ganhar por minha escola!’. E é com esse sentimento de querer representar, de querer ganhar pela escola, de liderar, que eu declaro aberto a 49ª edição dos JERNs”, finalizou.

Para a aluna Ana Júlia Batista, 15 anos, da escola estadual Castro Alves, o espírito esportivo, evidenciado durante os jogos, torna o Jerns uma experiência marcante. “Trata-se de uma competição muito importante, pois é uma oportunidade de vários estudantes conhecerem o esporte em si, entenderem como funcionam e despertar o gosto pelo esporte”, disse a estudante. Ana participa do JERNs há três edições e, neste ano, compete nas modalidades de pentatlo, prova combinada, arremesso de peso e lançamento de dardo. Ela é a atual campeã brasileira sub16 de pentatlo e recordista da prova. Durante a abertura dos JERNs, a jovem atleta foi aluna responsável pela corrida do fogo simbólico.

No total, 27 modalidades estão presentes no Jerns. Badminton, basquete, ciclismo, futebol, handebol, judô, surf, taekwondo e xadrez são algumas delas a serem disputadas nas diversas praças esportivas da capital. Os horários, locais e competições a serem realizadas na etapa final podem ser conferidos no site da Coordenadoria de Desporto Escolar da SEEC.