Jogos Escolares do Ensino Fundamental movimentarão mais de dois mil alunos

Rio Grande do Norte

16.08.2019

Mobilizando 2500 alunos durante quinze dias de competição, na tarde de ontem (15), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer realizou a cerimônia de abertura da 25ª edição dos Jogos Escolares do Ensino Fundamental (Jerninhos). A solenidade, realizada no Cirque Amar, em Natal, reuniu estudantes e professores das redes pública e privada e contou com a presença do vice-governador do RN, Antenor Roberto. 

A cerimônia foi marcada pela forte presença estudantil, que vibrou a cada equipe escolar apresentada na tribuna de honra da solenidade. O desfile dos colégios foi seguido da corrida do fogo simbólico e do juramento do atleta. 

Em seu discurso, o vice-governador Antenor Roberto agradeceu à organização do evento pelo compromisso assumido com os estudantes potiguares, abrindo oficialmente a competição. “Vinte e cinco anos é um bom tempo de maturação, sendo assim, parabenizo vocês que persistem na construção desta atual edição. A minha palavra para vocês que fazem esse evento, em nome da governadora, é dizer o muito obrigado pelo compromisso com este alunado. Obrigado também aos alunos por participarem, e a todos os servidores das escolas e também aos profissionais da educação”, pontou o vice-governador.

A presença das redes de ensino estadual, municipal e da iniciativa privada mostram o caráter amplo da competição. “É uma grande celebração do esporte escolar. Ver tantas crianças motivadas pelo esporte nos faz acreditar que daqui brotarão nossos futuros atletas. Nos próximos finais de semana, onde acontecerão os jogos, veremos uma verdadeira troca de experiências entre os alunos de diferentes redes de ensino”, frisou Canindé de França, subsecretário de Esporte e Lazer da SEEC. 

Representando o secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques, a chefe de gabinete Socorro Batista saudou os presentes e ressaltou que o Jerninhos é um evento que estimula o respeito e a cooperação. “Antes de ser uma competição, essa é uma festa de confraternização. É uma festa na qual essas crianças irão aprender o caminhar da convivência, da solidariedade e, sobretudo da prática do esporte como um elemento importante para nossa qualidade de vida”, declarou. 

Posteriormente ao momento formal da solenidade, alunos, professores, esportistas e autoridades presentes assistiram uma apresentação circense, realizada pelos artistas do Cirque Amar.

Sobre os Jerninhos

Tradição no calendário escolar, os Jerninhos têm por objetivo estimular a prática do esporte entre os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os jogos também têm como foco o desenvolvimento sócio educacional e cooperativo dos participantes. Este ano, a competição movimenta 120 escolas do estado potiguar, sobretudo das unidades de Natal e região metropolitana.

No total, os Jerninhos contam com 16 modalidades esportivas, que são: atletismo, badminton, basquete, capoeira, futebol society, futsal, ginástica artística, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Paralelo às modalidades, a competição engloba duas categorias. A primeira é voltada às crianças de 1 a 7 anos de idade, e conta com jogos lúdicos sem caráter competitivo, além de todos os participantes recebem premiação. Já a segunda categoria contempla estudantes de 8 a 10 anos, e dispõem de premiação de troféus para os campeões e medalhas para os três melhores colocados em cada categoria.