JOGOS ESCOLARES DE RORAIMA: Fase final inicia sexta-feira, no Ginásio Hélio Campos

Esporte e Educação

08.08.2019

MÁGIDA AZULAY KHATAB

Fotos:Secom/RR

Atletas, técnicos e amantes do esporte da Capital e Interior estarão reunidos nesta sexta-feira, 9, para a abertura da fase final dos 48° Jogos Escolares de Roraima.

O evento ocorrerá no Ginásio Hélio Campos a partir das 19 horas. A maior competição esportiva do Estado reunirá 3.304 atletas de 127 escolas de Roraima.

A solenidade de abertura contará com o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramentos dos árbitros e atletas, além de apresentações culturais e esportivas. As competições começam no sábado, 10 e seguem até o dia 18 de agosto.

Serão disputadas 11 modalidades, sendo cinco coletivas (basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo e handebol) e seis individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô e vôlei de praia) nas categorias mirim  (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos). As fases finais do karatê e da natação já foram realizadas.

“O Governo do Estado, bem sensível à importância dos Jogos Escolares, mesmo diante da grande crise financeira que o Estado atravessa, não poderia deixar de realizar esse evento que mobiliza nossos jovens e nossas escolas”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

LOGÍSTICA - O Governo do Estado fornecerá transporte, alimentação e hospedagem para as equipes das escolas do Interior do Estado.

Estarão competindo 1.127 atletas de 58 escolas dos 14 municípios. Este ano as etapas classificatórias do Interior foram realizadas mediante regime de colaboração entre o Estado e os municípios.

Em Boa Vista os estudantes e equipes técnicas ficarão hospedados em três locais que no período dos jogos serão transformados em locais de alojamento: Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Roraima) no bairro Calungá, Univirr (Universidade Virtual de Roraima) localizada na Avenida São Sebastião, bairro Tancredo Neves e no prédio da antiga Escola 31 de março, no bairro de mesmo nome.

“Estaremos recepcionando nossos alunos aqui na Capital com compromisso e responsabilidade. Desejamos sucesso nessa etapa, destacando que o tamanho dos jogos escolares está no coração da gente e na capacidade de articular e de fazer as atividades conforme as condições hoje do Estado. O brilho da festa está na garra e na coragem da nossa juventude”, enfatizou a secretária.

Congresso define regras da competição

Nesta quinta-feira, 8, durante todo o dia ocorrem os Congressos Técnicos de todas as modalidades que serão disputadas nos 48° Jogos Escolares.

No Congresso Técnico são apresentados os locais de competição, definidas as tabelas dos jogos e demais regras do torneio.

No auditório da Seed até às 17h serão realizados os congressos técnicos das modalidades de basquete, tênis de mesa, atletismo, xadrez, futebol, vôlei de praia, voleibol, futsal. No Ginásio Hélio Campos, às 15h será o Congresso Técnico de handebol.

“Hoje estaremos o dia todo com os congressos técnicos para alinhar as informações da competição e definir as tabelas. E amanhã será nossa grande abertura com a participação de todas as escolas da Capital e Interior. Agradeço aqui a parceria do IFRR nesta competição, a dedicação da equipe do IDR e de todos os professores de Educação Física que não mediram esforços para a realização dos jogos”, destacou Dinaildo Barreto, diretor do IDR.

Os Jogos Escolares de Roraima são organizados pela Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) e coordenado pelo IDR (Instituto de Desporto de Roraima).