Jogos Escolares de Rondônia se tornam referência na disputa por vagas em competições nacionais

Educação

12.06.2019

Os professores de Educação Física e os alunos da rede estadual de Rondônia que disputam os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) devem se esforçar para participarem dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2019, na três fases regionais, que acontecerão em Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO), sendo que Blumenau (SC) foi definida pelo Comitê Olímpico do Brasil como a sede da etapa nacional.

A informação foi prestada nesta segunda-feira (10) pelo  presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, que afirmou três cidades receberão pela primeira vez o evento: Blumenau, Palmas e Cascavel. Natal já sediou os JEJ em 2018.

Com o novo formato adotado pelo COB,os Jogos Escolares da Juventude se mostra mais atraente e os resultados são positivos para as cidades que sediam as etapas regionais.

Os Jogos Escolares são disputados em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Teixeira pontuou que os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

A fase nacional, organizada pelo COB, reúne anualmente mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades, em um clima de interação, respeito e amizade.

As datas das etapas regionais e da nacional dos Jogos Escolares 2019 são as seguintes:

Regional Amarela (Sul/Sudeste/Goiás/Mato Grosso do Sul): 02 a 06 de setembro.

Cascavel (PR)

Regional Verde (Norte/Distrito Federal/Mato Grosso): 11 a 15 de setembro

Palmas (TO)

Regional Azul (Nordeste): 20 a 24 de setembro

Natal (RN)

Nacional: 16 a 30 novembro

Blumenau (SC)