Jogos da Juventude: estudante da rede estadual garante primeira medalha de ouro para Sergipe

Sergipe

12.09.2022

O estudante Daniel Santos Lima, do Colégio Estadual Coronel Maynard Gomes, em Porto da Folha, conquistou nesta segunda-feira, 12, a primeira medalha de ouro para Sergipe nos Jogos da Juventude - Aracaju 2022, no ciclismo, cuja prova foi disputada na Passarela do Caranguejo, na orla de Atalaia. Além disso, o fim de semana foi marcado por outra conquista: o aluno atleta Kauã Henrique Barreto, do Colégio Estadual Professor Arício Fortes, em Aracaju, foi medalha de bronze no Wrestling, no domingo, 11.

Estreando nos Jogos da Juventude, o ciclista Daniel Santos venceu a competição por pontos. Para ele, representar Sergipe, sobretudo seu município, Porto da Folha, é motivo de orgulho. "É muito gratificante poder representar meu estado e ter essa torcida. O pessoal me ajudou bastante, consegui manter o ritmo com eles forçando minha motivação. Essa é a minha primeira participação em Jogos da Juventude. Estou muito feliz por conseguir a primeira medalha de ouro para o nosso estado. É um orgulho muito grande, ainda mais vindo de uma cidade do interior”, celebrou ele, que é treinado pelo professor Wagner Facion.

A superintendente Especial de Esporte do Governo de Sergipe, Mariana Dantas, acompanhou a premiação do estudante Daniel Santos e falou sobre a importância da conquista. “Isso é fruto de um trabalho que vem sendo realizado dentro da escola pública de incentivo ao esporte. A gente tem vários mecanismos legais nos quais os professores de educação física atuam para a prática esportiva dentro das nossas escolas. E o resultado é este: campeão brasileiro nos Jogos da Juventude, competindo com atletas de todos os estados brasileiros”, disse ela, reforçando que a conquista do sergipano também marca o trabalho que começa de base, contando com “muito planejamento, dedicação do atleta e do professor que treina com ele”, acrescentou.

Bronze no Wrestling

Já o atleta Kauã Henrique está na sua segunda edição dos Jogos da Juventude. Participou em 2019 em Blumenau. Mas foi competindo em casa, em Aracaju, que conquistou o terceiro lugar mais alto do pódio, garantindo a medalha de bronze, a primeira para Sergipe em toda a competição.

Com uma disputa acirrada contra o estado do Mato Grosso, Kauã venceu o adversário por tuchê, um movimento que mobiliza o oponente por três segundos, estando com as duas escapulas no tapete. "Esses jogos foram ótimos. Foi uma sensação única, e só quem passou por isso entende. Fiquei feliz pela conquista da medalha, e além disso, foi ver que passei pelas dificuldades, ir ao treino sem dinheiro, indo a pé mesmo, às vezes chovendo, mas não podia faltar ao treino. Então essa medalha de bronze foi como ouro para mim”, disse Kauã Henrique, atleta do Wrestling

O atleta treina dias de segunda e quarta na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, localizado no bairro Santos Dumont, e é aluno do professor Luciano Vieira, também presidente da Federação Sergipana de Luta Olímpica. “É uma felicidade única, não só para o Wrestling, mas também para todo o estado de Sergipe. Para muitos não é nada, mas para nós veio concretizar. E com certeza iremos brigar por mais medalhas”, garante Luciano Vieira.