Atletas de taekwondo conquistam medalhas inéditas nos JEBs

Roraima

07.11.2023

Os atletas roraimenses de taekwondo fizeram história ao conquistarem as primeiras medalhas da modalidade para Roraima dentro dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros).

O taekwondo foi inserido nos JEBs em 2021 e até então o Estado não havia conquistado nenhuma medalha. A atleta Kayne Fidélix, estudante do Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira, de Normandia, foi quem começou a reescrever essa história.

Ela, que é atleta indígena da etnia macuxi, conquistou a medalha de prata na Série Ouro, na categoria 59kg.

"Foi muito emocionante. Eu estou muito feliz em levar essa medalha para Roraima e para o meu município e também estou feliz por ser uma inspiração para outros atletas", disse orgulhosa.

Os meninos também entraram no tatame em busca de medalhas e elas vieram. Na Série Prata, Carlos Gabriel Leite Gomes, do Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, conquistou o bronze na categoria 37kg.

"Essa é minha segunda vez nos JEBs. Ano passado eu participei e tive só a experiência. E hoje eu estou muito feliz porque vou levar a medalha de terceiro lugar. Tenho orgulho no peito", disse Carlos.

Já dentro da Série Bronze, Bennicyo Razac Rodrigues Leão, do Colégio Estadual Militarizado José Aurelinano da Costa do Cantá, conquistou a medalha de bronze na categoria -45kg.

E completando as conquistas do taekwondo roraimense, Ademir Lopes Pereira Filho,  do Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz, de Caracaraí, também levou a medalha de bronze na categoria 61kg.

Voltar para casa com o saldo de quatro medalhas na bagagem é motivo de muito orgulho e satisfação para os técnicos que acompanham a equipe, o professor Mestre Reris Jefferson e a professora Nauana Samdrelly. Reris disse que os JEBs são uma grande oportunidade para  aprendizado.

"Uma grande evolução para a gente. Estamos aprendendo muita coisa aqui, vendo nossos erros, conhecendo os adversários e ganhando experiência para repassar para outros atletas de Roraima e ano que vem voltar com força total", disse.

Taekwondo

É uma arte marcial sul-coreana que deu origem a um esporte de combate. Durante a competição, o objetivo do taekwondo é atingir o adversário com chutes e socos.

Os pontos são marcados quando atingem os protetores usados pelos participantes. A disputa possui três rounds de dois minutos cada, com intervalo de um minuto de descanso entre os praticantes.

Este ano a modalidade de taekwondo nos JEBs contou com a participação de 237 inscritos.

 

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed