Roraima
07.11.2023Os atletas roraimenses de taekwondo fizeram história ao conquistarem as primeiras medalhas da modalidade para Roraima dentro dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros).
O taekwondo foi inserido nos JEBs em 2021 e até então o Estado não havia conquistado nenhuma medalha. A atleta Kayne Fidélix, estudante do Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira, de Normandia, foi quem começou a reescrever essa história.
Ela, que é atleta indígena da etnia macuxi, conquistou a medalha de prata na Série Ouro, na categoria 59kg.
"Foi muito emocionante. Eu estou muito feliz em levar essa medalha para Roraima e para o meu município e também estou feliz por ser uma inspiração para outros atletas", disse orgulhosa.
Os meninos também entraram no tatame em busca de medalhas e elas vieram. Na Série Prata, Carlos Gabriel Leite Gomes, do Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, conquistou o bronze na categoria 37kg.
"Essa é minha segunda vez nos JEBs. Ano passado eu participei e tive só a experiência. E hoje eu estou muito feliz porque vou levar a medalha de terceiro lugar. Tenho orgulho no peito", disse Carlos.
Já dentro da Série Bronze, Bennicyo Razac Rodrigues Leão, do Colégio Estadual Militarizado José Aurelinano da Costa do Cantá, conquistou a medalha de bronze na categoria -45kg.
E completando as conquistas do taekwondo roraimense, Ademir Lopes Pereira Filho, do Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz, de Caracaraí, também levou a medalha de bronze na categoria 61kg.
Voltar para casa com o saldo de quatro medalhas na bagagem é motivo de muito orgulho e satisfação para os técnicos que acompanham a equipe, o professor Mestre Reris Jefferson e a professora Nauana Samdrelly. Reris disse que os JEBs são uma grande oportunidade para aprendizado.
"Uma grande evolução para a gente. Estamos aprendendo muita coisa aqui, vendo nossos erros, conhecendo os adversários e ganhando experiência para repassar para outros atletas de Roraima e ano que vem voltar com força total", disse.
Taekwondo
É uma arte marcial sul-coreana que deu origem a um esporte de combate. Durante a competição, o objetivo do taekwondo é atingir o adversário com chutes e socos.
Os pontos são marcados quando atingem os protetores usados pelos participantes. A disputa possui três rounds de dois minutos cada, com intervalo de um minuto de descanso entre os praticantes.
Este ano a modalidade de taekwondo nos JEBs contou com a participação de 237 inscritos.
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed