Jogos Adaptados: estudantes com deficiência participam de competição esportiva

Amazonas

15.09.2023

Nesta sexta-feira (15/09), a Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, realizou a 1ª edição dos “Jogos Adaptados da CDE 3”, destinados às unidades de ensino da rede estadual, localizadas nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus. A iniciativa, que tem o objetivo de oportunizar a prática da atividade física e esportiva para alunos com deficiência, foi realizada na Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste da capital. 

A competição, que vem sendo planejada desde o ano passado, teve o atletismo como a principal modalidade em disputa. Os estudantes competiram nas provas de corrida, nos 60 e 100 metros, além do salto em distância e no arremesso de peso. De acordo com o coordenador adjunto dos Anos Iniciais da CDE 03, professor Reginaldo Simões, a manhã foi de inclusão promovida por meio do paradesporto. 

“O dia de hoje vem sendo planejado desde o ano passado, quando realizamos os Jogos Mirins da CDE 3. Lá, uma das nossas alunas, com síndrome de down, chorou de emoção ao cruzar a linha de chegada em sua prova. Aquilo foi muito marcante para toda a equipe. Queremos proporcionar isso para mais estudantes”, ressaltou o coordenador. 

Oportunidade

Com mais de 135 estudantes inscritos, os Jogos Adaptados da CDE 3 tiveram a representatividade de 36 escolas da coordenadoria, que contempla as as unidades da rede nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus. A equipe da CDE 3 recebeu o apoio da Coordenação de Educação Física e Artes (Cefa) da Secretaria de Educação, por meio de assessoria técnica sobre as regras da modalidade. A equipe da Cefa também ajudou na arbitragem das disputas.  

“Esta competição está apresentando para nós uma safra de grandes promessas de novos paratletas. É a nova geração paralímpica amazonense escolar se formando. Por isso, além do apoio técnico, também estamos com olheiros aqui, para trazer esses estudantes para dentro do esporte de maneira competitiva”, destacou o chefe da delegação amazonense na última etapa das Paralimpíadas Escolares 2023, professor Joniferson Vieira. 

Entre os alunos observados, estava o estreante Cainã Lopes, de 10 anos. Cainã, que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é discente da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Nossa Senhora das Graças, foi medalhista de prata na corrida dos 60 metros. 

“Meu pai é professor de artes marciais, então o esporte sempre esteve presente. Eu amo o esporte, porque ele representa dedicação, disciplina e também me aproxima do meu pai. Gostei de correr e quero continuar praticando”, compartilhou o aluno. 

Paradesporto

Os Jogos Adaptados da CDE 3 representam a sequência de um trabalho que tem crescido cada vez mais na Secretaria de Educação. O paradesporto amazonense vive, em 2023, um dos anos mais marcantes da sua história.

Em 2023, surgiu a primeira competição local específica para alunos com deficiência, por meio da 1ª edição das Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajaea’s), classificatória para a Fase Nacional. 

Nesta etapa, que aconteceu em Brasília, a maior delegação de paratletas amazonenses da história também conquistou o recorde de medalhas do Amazonas na competição, com 50 medalhas no atletismo, bocha e natação.

Os resultados foram suficientes para a classificação de mais de 20 paratletas para a etapa final da Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorrerá em São Paulo, entre novembro e dezembro deste ano. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar