João Azevêdo entrega creche em Bom Jesus e destaca ações do governo para proteção da primeira infância

Paraíba

19.05.2023

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (19), no município de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, a creche do Programa Paraíba Primeira Infância, que recebeu investimentos superiores a R$ 1,2 milhão e beneficiará diretamente 100 crianças. No total, o Governo da Paraíba firmou convênios com 213 prefeituras para construção de creches que irão oferecer ações integradas da educação, saúde, assistência social e esporte.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar um equipamento com estrutura adequada para receber as crianças paraibanas, que terão a oportunidade de aprender e receber cuidados de uma equipe multidisciplinar e qualificada. “Estamos entregando a primeira creche do programa Paraíba Primeira Infância, uma ação extraordinária que envolvem 213 creches em toda a Paraíba e irão beneficiar mais de 14 mil crianças. Essa é uma vitória de 100 crianças e de 100 mães, que poderão ficar tranquilas porque deixarão seus filhos em um espaço seguro”, frisou. 

O gestor também destacou diversos programas do Governo do Estado para contemplar a primeira infância. “Além das creches, lançamos também o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que tem o objetivo de alfabetizar nossas crianças na idade certa, com estímulo às escolas que mais se destacarem, ajudando também as que tiverem as menores avaliações, temos importantes ações na saúde e desenvolvimento humano, demonstrando o nosso cuidado com as nossas crianças paraibanas”, acrescentou. 

A prefeita de Bom Jesus, Denise Bayma, agradeceu ao governador João Azevêdo pelo investimento que deu a oportunidade ao município de receber a primeira creche de sua história. “Eu estou aqui hoje para reconhecer e agradecer a maior benfeitoria que recebemos no município. Essa é uma demonstração do compromisso do governo com Bom Jesus. Também temos assegurado asfalto, reforma de escola e biblioteca, parcerias que promovem inclusão. Ainda recebemos transportes escolares, calçamento e é muito gratificante ver tantas ações no nosso município”, falou. 

A creche, que recebeu o nome de Francisco Júnior Barreto Rolim, conta com espaço de recreação, fraldário, berçário, sala de reuniões e salas de atividades. 

O programa Paraíba Primeira Infância atua em eixos que preveem o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade maternoinfantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial  com serviços, programas, projetos e benefícios. 

A solenidade foi prestigiada pelos deputados estaduais Chico Mendes e Gilbertinho, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região, além de auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Lindolfo Pires (secretário de Esporte) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).