Roraima
18.09.2023O jovem nadador Joan Penaloza fez história para o Estado de Roraima ao conquistar a medalha de bronze na modalidade Águas Abertas, uma das novidades da edição dos Jogos da Juventude 2023.
Joan Penaloza, um colombiano que adotou Roraima como lar, garantiu a terceira colocação na prova dos 5km com um impressionante tempo de 58' 30", ficando atrás apenas de Matheus Cunha, do Rio Grande do Sul, que registrou 58'49" e do campeão da prova, Matheus Siniscalchi, de São Paulo, que fez a prova no tempo de 58'45".
Joan liderou a prova durante as sete voltas de um total de oito. Na última volta, o segundo colocado adicionou mais força às braçadas e passou o representante de Roraima. A disputa contou com 20 participantes.
"Uma das melhores provas que eu fiz na vida, a primeira medalha de maratona aquática para Roraima", disse Penaloza, aluno da escola Sesi em Boa Vista.
Representantes de Roraima participam de prova inédita no Brasil
Os nadadores de Roraima seguem fazendo história nos Jogos da Juventude, ao disputarem neste sábado, 16, pela manhã, o revezamento 4x750m em Águas Abertas, prova inédita, que ocorreu pela primeira vez no Brasil.
Joan nadou ao lado da atleta Ariadne Gomes Araújo, da Escola Estadual Ana Libória. A dupla ficou na 10ª colocação. Com o tempo de 41'06"04, os atletas deixaram sua marca sendo os pioneiros de Roraima a participarem desta prova.
Flávia Alves, técnica de natação da delegação roraimense, disse que a participação da natação foi positiva e que todos os atletas estão de parabéns pelo esforço e desempenho.
"A natação teve um desempenho muito bom, tivemos a prata nos 100m borboleta, com Yago, e o bronze na prova de Águas Abertas. Para Roraima ser mencionada pelas demais delegações, o saldo foi muito positivo", avaliou.
A competição se encerra hoje, 16, e Roraima finaliza os Jogos da Juventude com duas medalhas, sendo uma de prata com Yago Araújo, do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias, e o bronze de Joan Penaloza.
Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniram mais de 4.500 atletas com idades entre 15 e 17 anos, representando escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Roraima participou com uma delegação composta por 178 integrantes.
O Governo do Estado forneceu todas as passagens aéreas da delegação. O COB é responsável por toda a logística do evento, assim como estadia e alimentação.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed