Tocantins
18.08.2025O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove desde a última sexta-feira, 15, a etapa final da 34ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Após o encerramento das disputas das modalidades individuais, nesta segunda-feira, 18, começaram as competições coletivas, que seguem até terça-feira, 19, com jogos de voleibol, handebol, basquete e futsal.
Os confrontos acontecem simultaneamente em diferentes espaços: o voleibol no Ginásio do Comando Geral da Polícia Militar; o handebol na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; o basquete na Escola Municipal Maria Júlia; e o futsal no CPMTO Senador Antônio Luiz Maya.
Para a estudante Amanda Pereira de Oliveira, da Escola Estadual Eurico Mota, de Xambioá, que disputa o handebol pelo quarto ano, a experiência é especial. “Estou muito grata por participar mais uma vez do Jets. Esse é meu último ano, então quero aproveitar cada segundo. Para mim, o esporte, em especial o handebol, transforma vidas”, destacou.
Vitória Faustino, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, de Palmas, também ressaltou a importância do esporte para além das quadras. “O handebol não ajuda apenas como atleta, mas também como estudante, trazendo foco, disciplina e senso de coletividade. Jogo há três anos e estou muito ansiosa para este ano. No ano passado fomos campeãs da fase estadual e vamos em busca do título novamente”, afirmou.
O professor de Educação Física e técnico Vinícius Miguel Pereira disse acreditar em mais uma conquista. “Desde 2022 desenvolvemos um trabalho no Aureny III com o handebol e o basquete. No ano passado, conseguimos destaque e fomos campeões em todas as modalidades, masculino e feminino. Nosso objetivo é oferecer oportunidades para os jovens, fortalecer o esporte na comunidade e expandir cada vez mais essas modalidades”, explicou.
No basquete, o estudante Arthur Cerutti, capitão do time do CMTO João XXIII, de Colinas, participa do Jets pelo quarto ano consecutivo e está confiante. “Já ganhamos um jogo e estamos com muita expectativa para o próximo. Treinamos bastante para chegar até aqui e espero que a gente consiga dar ao esporte a visibilidade que merece”, disse.
Outro destaque é Vinícius Dionizzio, também do CMTO João XXIII. Além de disputar o basquete, ele já garantiu vaga para a etapa nacional no atletismo, na prova de lançamento de disco. “Ano passado cheguei até a etapa estadual, mas não consegui o índice para o nacional. Este ano me dediquei, lancei 40 metros e garanti a vaga. Agora falta a classificação no basquete, e estou confiante”, relatou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins