JEB’s: Atletismo, Badminton e Ginástica Rítmica conquistam mais sete medalhas para o Tocantins

Tocantins

13.11.2022

Elvio Marques / Governo do Tocantins

Os estudantes-atletas do Tocantins continuam ganhando medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), realizados no Rio de Janeiro. No sábado, 12, foram mais sete pódios para o Estado, divididos nas modalidades de Atletismo, Badminton e Ginástica Rítmica. Foram duas medalhas de ouro: a primeira no Atletismo adaptado, com Renan Fernandes Costa (Colégio João D’Abreu, Dianópolis) campeão no Arremesso de Peso série ouro; e a segunda com Vivian Nathyeli Ribeiro (Escola Estadual Carmenia Matos, Porto Nacional) que venceu no Badminton série bronze.

Renan ressaltou que enfrentou muitos desafios para chegar a esse resultado. "Tenho uma deficiência, mas superei tudo e hoje levo para casa mais uma medalha de ouro para o Tocantins", disse emocionado. Conquistaram medalhas de prata os atletas: Maria Júlia, Rafaela Menezes, Isadora Viana, na Ginástica Rítmica, série Cobre, individual geral (Colégio Dom Bosco, Marista e Escola Municipal Anne Frank, Palmas); Ana Virgínia, no salto em distância série prata, (Escola Municipal Firmina Pereira, Ipueiras); além da dupla Vivian Nathyeli e Erick Fontoura (Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, Porto Nacional), no Badminton.

Também no Atletismo adaptado os tocantinenses estiveram no pódio mais três vezes. Foram medalhistas de prata, Jesionita Dias Pereira Apinagé, na corrida de 80m feminino, série ouro (Escola Indígena Tekator - Tocantinópolis), e Franckcinato Gonçalves Junior, nos 80m masculino série prata (Escola Paroquial Cristo Rei, Pedro Afonso). Vitória Castro, foi bronze no salto em distância, série ouro (Escola Estadual Rezende de Almeida, Itapiratins). Competições Competiram neste sábado, também os atletas das modalidades de Handebol e Voleibol. Os jogos para o Tocantins encerram neste domingo, 13. A delegação Tocantinense é formada por 210 atletas, além da equipe técnica, totalizando em 260 integrantes. Desde o dia 1° de novembro, estudantes do Tocantins estão participando dos JEB’s, em 16 modalidades. O evento finaliza na terça-feira, 15.

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins