Estudante indígena de Amajari conquista medalha de bronze no ciclismo e natação roraimense garante prata

Roraima

02.10.2024

Nesta terça-feira, 1°, a aluna-atleta roraimense Siane Simplício, da Escola Estadual Indígena Professora Maria Luiza da Silva, deixou a sua marca nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2024. Siane, que estuda na comunidade Leão de Ouro, no Amajari, conquistou a medalha de bronze na Série Prata na modalidade ciclismo.

Ela competiu na prova contra-relógio/velocidade individual e disputou a medalha de bronze, na etapa ‘melhor de três’, competindo contra a atleta do Ceará. Nesta prova, são três arrancadas, e quem fizer melhor as duas primeiras, vence. No caso de Siane, houve o empate e foram três arrancadas. A cearense saiu na frente, mas na subida, a roraimense ultrapassou. O ciclismo está ocorrendo na área externa da Arena de Pernambuco.

Siane falou sobre a conquista da medalha e fez questão de destacar o apoio e incentivo do pai para praticar o esporte.

"É uma sensação boa. Não esperava ganhar a medalha. Eu competi duas vezes para pegar essa medalha. E a menina sempre saiu na minha frente. Não esperava ter passado dela”, disse.

A atleta também fez questão de destacar o apoio e o incentivo de seu pai. “Quem mais me incentivou foi o meu pai falando, colocando na minha cabeça o esporte. Eu só tenho a agradecer a ele por tudo, e à minha professora. Eu não teria chegado aqui se não fosse por eles. Obrigada”, finalizou.

O aluno-atleta Igor Kennedy,  do Colégio Militar Estadual Cel. PM. Derly Luiz Vieira Borges completa a equipe de ciclismo de Roraima que está sendo coordenada pelos professores Thiago Melo e Lucas Souza. 

Nesta quarta-feira, 2, seguem as disputas de ciclismo com a prova de resistência.

Roraima conquista medalha de prata na natação

A aluna-atleta Keuly Santos, da Escola Estadual Euclides da Cunha, conquistou a medalha de prata na série Bronze, na natação.

Keuly nadou a prova dos 100m borboleta e conseguiu o tempo de 01’12”72. Esta é a terceira vez que ela participa dos JEBS, mas é a primeira que conquista uma medalha. A atleta é só orgulho do seu esforço.

“A competição foi muito acirrada. Eu estava muito nervosa, pois batalhei muito para estar aqui. É a terceira vez que participo. No primeiro ano, eu não passei para a final. No segundo ano eu já evoluí um pouco, passei para final, mas não consegui pegar a medalha. Agora eu consegui pegar a medalha e estou muito feliz. Quero agradecer minha técnica, que está em Roraima torcendo por mim, minha mãe e queria agradecer também toda a delegação de Roraima”, finalizou Keuly.

Na natação, são cerca de 450 alunos-atletas de todo o Brasil tentando baixar seus tempos na piscina e conquistar um lugar no pódio. A natação de Roraima conta com 14 atletas e hoje, 02, último dia de competições, eles disputam as provas de revezamento.

EDIÇÃO DE 2024

Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar). O Governo de Roraima garantiu a participação dos atletas disponibilizando 170 passagens. Outras 48 passagens foram liberadas pela CBDE. A competição reúne cerca de 8 mil alunos-atletas de todo Brasil na faixa etária dos 12 a 14 anos.

 JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Elksandra Gonçalves e Phueblo Caliri/Federr