JEA’s 2022: estudantes da rede estadual se classificam para o JEBs e Jogos da Juventude

Amazonas

19.07.2022

Os estudantes da rede estadual de ensino já são medalhistas na 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). Neste fim de semana, se encerram as modalidades de Atletismo, Badminton, Ciclismo, Basquete (3x3), Taekwondo, Tênis de Mesa e Xadrez. Os atletas classificados seguem para a disputa, representando o Amazonas nos Jogos da Juventude, em Aracaju, Sergipe

 

Durante as competições de Ciclismo, na categoria Juvenil Feminino, o destaque foi da estudante Nicoly Lima de Sousa, da Escola Estadual Pedro Gislandy, de Manaus, que com o tempo de 33’47” ficou em primeiro lugar no ranking. Já na categoria Juvenil Masculino o destaque foi do estudante Nathanael Figueiredo Barros de Moraes, da Escola Estadual Senador João Bosco de Lima, do município de Iranduba, com o tempo de 44’56”

 

O Centro Educacional de Tempo Integral  (Ceti) Elisa Bessa Freire conquistou 20 medalhas no Atletismo, divididas entre as modalidades de Lançamento de Disco, Salto com Vara e Marcha Atlética. Foram 10 medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

 

Rafaela Coelho Barbosa, da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, na capital, ficou em primeiro lugar no Taekwondo, na categoria Infantil Feminino. No Xadrez, o lugar mais alto do pódio foi de Cibelly Curte Libório, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, também em Manaus. 

 

Os atletas vencedores das categorias infantis estão classificados para participar dos Jogos Escolares Brasileiros. Os atletas vencedores na categoria Juvenil se classificaram para os Jogos da Juventude. 

 

JEA’s 

A 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jea’s) teve início na última quinta-feira (14/07), quebrando o hiato de dois anos imposto pela pandemia da Covid-19. Os alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto se prepararam, alcançaram vitórias nas seletivas intermunicipais e, agora, buscam conquistas das 20 modalidades que serão disputadas nos dez dias de jogos. 

 

Os Jea's acontecem de 14 a 24 de julho, com a disputa dos campeões dos polos do interior, das escolas estaduais, municipais, federais e particulares.

 

Fotos: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz / Seduc