JEA’s 2022: estudantes da rede estadual de Barcelos, no Amazonas, avançam para a semifinal de Handebol

Amazonas

22.07.2022

Classificando-se para a semifinal da modalidade Handebol, as estudantes da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, localizada no município de Barcelos, na calha do Rio Negro, estão um passo mais perto de conquistar a medalha de ouro nos 43º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). Se ganharem, irão representar o Amazonas pela segunda vez nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

 

Vencendo de 29x3, nesta terça-feira (19/07), contra a Escola Municipal Domingos Agenor Smith, do município de Coari, as estudantes da categoria Infantil Feminino é um dos times favoritos da modalidade. A técnica e professora, Kátia Maria Vieira, comenta que o foco das jogadoras é chegar à final. 

 

“Graças a Deus estamos indo muito bem [nas competições] e com muita força de vontade e determinação vamos chegar na final e, se Deus quiser, vamos novamente representar o Amazonas no Rio de Janeiro”, frisa a técnica. 

 

Emilly de Oliveira, capitã do time e atleta de Handebol, diz que sente orgulho de ver sua equipe se desenvolvendo e espera chegar nos jogos nacionais. “É uma experiência muito boa chegar na semifinal, estamos quase ganhando e vamos ganhar. É uma experiência sensacional que eu nunca imaginei sentir na minha vida”, reitera a atleta. 

 

Basquetebol - Na modalidade esportiva, as disputas nesta terça-feira (19/07) foram realizadas no Centro de Esportes e Lazer Ninimbergue Guerra, no bairro São Jorge. Sendo seu primeiro jogo no JEA’s, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel, do município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), participou da disputa na categoria Feminino Juvenil. 

 

Jogando contra o Centro Educacional La Salle, as atletas lutam pela classificação na competição. A estudante da EETI, Sophia Melo, de 16 anos, contou que estava bem animada pela disputa e estimula o apoio de todos no incentivo ao esporte. 

 

“Essa é uma modalidade que eu não tinha tanta proximidade, mas meu professor me incentivou muito e acredito em mim. Eu acho que isso é crucial para um adolescente hoje em dia, ter o apoio de pessoas, de professores, da família e amigos, porque o esporte muda muito as pessoas”, diz a atleta. 

JEBs

Os JEA’s acontecem até o domingo (24/07), com disputas em 20 modalidades diversas com representantes de 29 municípios do interior do Amazonas e de Manaus. Os jogos são uma seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Os vencedores dos JEA’s poderão competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A fase nacional está prevista para ser realizada de 1º a 18 de setembro deste ano, contando com a participação de estudantes e professores de todo o Brasil.

 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Seduc