Jardim de Infância da 114 Sul ganha prêmio do Sebrae DF

Distrito Federal

10.12.2020

Anúncio foi feito durante o fórum de trocas de experiências promovido pela regional de ensino do Plano Piloto


Foto: Acervo do JI 114 sul

O II Fórum de Trocas de Experiências em Ensino Remoto, promovido pela regional de ensino do Plano Piloto, encerrou nesta quarta-feira (9) com uma notícia para comemorar. O Jardim de Infância da 114 Sul ganhou o 2º Prêmio Sebrae Lindberg Cury pelo sucesso em manter a comunidade escolar engajada, mesmo na Educação Infantil, uma das etapas mais difíceis de serem desenvolvidas no ensino remoto.

“É uma notícia maravilhosa, que prova, inclusive, como tem valido a pena ter insistido no ambiente remoto, pela defesa das vidas, mas também ter insistido na qualidade do ensino aprendizagem. É nessa perspectiva que a gente pede a vocês em nome do Jardim de Infância da 114 Sul que se sintam reconhecidos”, disse a coordenadora da regional de ensino do Plano Piloto, Edilene Abreu.

A vice-diretora da escola, Aline Medeiros, contou, durante o Fórum, como a escola vem concretizando seu projeto pedagógico e destacou como estratégicas as aulas ao vivo, pela plataforma Google.  “Nós focamos nas aulas ao vivo, que trouxeram para a equipe a oportunidade do contato com a criança, de explicar como utilizar as ferramentas, e promover a autonomia daquela criança, proporcionar vivências junto aos profissionais”, relembrou, ressaltando o papel da equipe da escola e, especialmente, o apoio das famílias.

Projeto

O Jardim de Infância da 114 Sul atende 145 crianças de 4 e 5 anos. Destas, atualmente, 75% acompanham as aulas pela plataforma Google Sala de Aula e as demais utilizam material impresso. “Apesar de todas as limitações causadas pela pandemia do novo coronavírus, conseguimos levar educação de qualidade à nossa comunidade escolar. Esse foi melhor papel que pudemos exercer durante a pandemia”, disse a diretora Valéria Orrico.

Ela explica que o projeto é desenvolvido em três frentes. A primeira são as videoaulas, nas quais as professoras esclarecem o conteúdo e, com o auxílio de vídeos do YouTube de música e desenhos, abordam o tema semanal proposto.

Daniel Sena, de 5 anos, em uma atividade pedagógica que envolve psicomotricidade, onde a mãe joga as bolas e ele pega com o balde. Foto: Acervo do JI 114 sul

Outra estratégia é disponibilizar na plataforma Google Sala de Aula um planejamento descrito para os pais com um breve histórico do tema. A ideia é dar suporte às famílias para trabalharem com as crianças.

A segunda parte desta mesma estratégia é feita com as aulas ao vivo, também pela plataforma, três dias por semana. Isto possibilita que as professoras possam observar a evolução da aula da criança. Assim, conseguem fazer o relatório de desenvolvimento do estudante, que é a forma de avaliação da Educação Infantil.

A terceira frente é para as famílias que não têm acesso à tecnologia e recebem material impresso.

Premiação

O Prêmio Sebrae Lindberg Cury busca reconhecer personalidades, valorizar e divulgar ações empreendedoras que servem de exemplo e estímulo ao surgimento de novos negócios no Distrito Federal.

Equipe gestora: Gracielle Araújo (profª), Aline Medeiros (vice-diretora), Valéria Orrico (diretora) e Carla de Albuquerque (coordenadora). Foto: Acervo do JI 114 sul

A cerimônia será realizada na Associação Comercial do Distrito Federal, no dia 15 de dezembro de 2020, às 19h30.

O Jardim de Infância da 114 Sul receberá o certificado de reconhecimento de destaque em meio à pandemia da covid-19.

Fórum

A II edição do Fórum de Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota teve sua primeira rodada em 2 de dezembro, nos três turnos, pela internet. Já a primeira edição foi realizada nos dias 19 e 26 de agosto.

A coordenadora da regional de ensino do Plano Piloto, Edilene Abreu, e a coordenadora da Unieb, Juciele Ortiz Rosa, conduzem as transmissões |Foto: Malcia Afonso, Ascom/SEEDF

Foram apresentados trabalhos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Escola de Natureza Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, Educação Especial, Sala de Recursos, Classe Especial, Escola Parque e Bibliotecas Públicas.

Todas as apresentações estão disponíveis no canal da CRE PP no ►YouTube.


Málcia Afonso, Ascom/SEEDF