Já está no ar a TV Educação – Caminho para o Saber

Maranhão

09.03.2021

A segunda-feira (08) começou com mais um passo importante do Governo do Estado, no sentido de minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 na educação de meninos e meninas do Maranhão. Desde as 7h, está no ar a TV Educação – Caminho para o Saber, um espaço para difusão de conteúdos educacionais, inicialmente produzidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O canal foi arrendado pelo Governo do Maranhão com o intuito de disponibilizar mais uma ferramenta para auxiliar os estudantes no acesso às aulas remotas, durante a pandemia da Covid-19.  O canal só está disponível na TV aberta e, para sintonizá-lo, em alguns televisores, basta pegar o controle remoto, teclar em menu, configuração e em seguida sintonizar novos canais, aguardar o fim do escaneamento e salvar à lista dos novos canais. Em outros aparelhos, esse escaneamento já é feito automaticamente. Inicialmente o sinal da TV chega a 11 municípios maranhenses, sendo eles São Luís, Alcântara, AXixá, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar. E a previsão é de que o sinal seja ampliado para demais Regiões do estado.A programação foi aberta com mensagens do governador Flávio Dino e do Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Os dois destacaram a importância desse esforço para que nenhum estudante fique de fora.

“Sejam todos e todas bem-vindos a este novo serviço que estamos prestando para a comunidade escolar do Maranhão. Nós sabemos que a pandemia nos trouxe novas dificuldades, novos desafios, entre os quais assegurar que nesse período excepcional, haja manutenção de oportunidades de aprendizagens. Todos os investimentos que realizamos nesse período foram de grande valia, notadamente o acesso à internet com a distribuição de chips com pacotes de dados, as apostilas, materiais estruturados, de modo a fazer com que na excepcionalidade nós consigamos manter as atividades educacionais. Agora, disponibilizamos mais essa ferramenta para garantir o acesso dos educadores e estudantes aos conteúdos educacionais”, destacou Flávio Dino, que complementou, ainda.

“Nós queremos que esse projeto venha para ficar. Nós temos a excepcionalidade, a transitoriedade da pandemia. Mesmo após o retorno das aulas presenciais, nós acreditamos que esse canal possa ser um instrumento importante para que nós continuemos o nosso projeto de uma Escola Digna, uma escola que garanta aprendizagem com qualidade, futuro e esperança à juventude do Maranhão. Aproveitem esse novo projeto educacional”,  finalizou o Governador.

“É o nosso esforço, fazer aquilo que for possível, para garantir um meio de aprendizagem adequada. Inicialmente iremos começar com o Ensino Médio, será um dia todo com aulas para os nossos estudantes. Mas, queremos expandir para alcançarmos os estudantes das redes municipais, porque todos os estudantes são importantes para nós. Aproveitem! Esse é um canal feito para vocês, com muito carinho para garantir e democratizar o acesso à aprendizagem”, destacou Felipe Camarão.

Nesse dia de estreia, a comunidade escolar recebeu com muito carinho e entusiasmo essa nova ferramenta em favor da educação. Professores e alunos se manifestaram sobre a importância da TV Educação, nesse momento.

“Estamos dando início a um momento muito especial para a educação do nosso Estado. As aulas estão sendo ministradas, gravadas e apresentadas pela TV. É importante porque os nossos alunos não ficarão para trás desse processo de ensino, dentro deste contexto tão difícil qual vivemos. Assista às aulas, interaja com seus professores na sua escola e vamos, juntos, nesse avanço da educação no Maranhão”, destacou Cláudia Sotero, professora de Língua Portuguesa – Centro de Ensino Santa Teresa.

“Hoje é o dia de início das aulas pela televisão e elas são extremamente importantes neste momento da pandemia, porque por mais que a gente saiba dos esforços que as escolas vêm empreendendo desde o início dessa pandemia, é muito difícil alcançar todos os alunos. Particularmente para os estudantes que não têm acesso à internet é muito difícil este momento, em que não se tem o contato com o professor. Então, a aula pela televisão é mais uma oportunidade de aprender e de fortalecer o vínculo de todos os estudantes maranhenses com a escola e com a educação como um todo, para fortalecer a sua jornada e aprendizagem”, disse Marina Murphy Diniz, professora de Sociologia e Técnica do Polo XI.

“É uma nova ferramenta que veio enriquecer as nossas aulas remotas e, também, ampliar o acesso dos nossos jovens a conteúdos totalmente educativos. Nós, do Centro de Ensino Dom Francisco agradecemos ao governador Flavio Dino e ao secretário Felipe Camarão pela iniciativa, pelo empenho e pelo compromisso como nossos estudantes do Ensino Médio. Muto obrigada”, declarou a professora Eloise Viegas, do Centro de Ensino Dom Francisco, em São Bento.

Para a professora Leda Jane Furtado, de Língua Espanhola, que faz parte da equipe de professores responsáveis para pela gravação de aulas para a Seduc, esse momento é mais um marco na história da educação do estado, principalmente, nesse tempo em que é preciso unir esforços para que nenhum aluno fique sem aprender.

“Hoje é um marco para a educação do Maranhão e nos sentimos muito honrados de fazer parte dessa equipe. É de suma importância para o engrandecimento do aprendizado do aluno, para que ele possa ter mais acesso às aulas remotas, ao conteúdo que está sendo trabalhado. Eu conto com o apoio de todos os responsáveis, pais de alunos, dos próprios alunos, dos nossos colegas professores nessa divulgação, nesse empenho. Nós somos uma equipe de 14 professores e estamos empenhados em desenvolver o melhor e vai ser muito bom poder chegar pertinho dos estudantes, através da TV Educação, para ministrar essas aulas. É com muito carinho, compromisso e responsabilidade que estamos fazendo esse trabalho. Esse tempo de pandemia é um tempo difícil, muitos perderam pessoas, mas nós temos fé, esperança, garra e queremos uma educação melhor”, destacou a professora Leda Jane.

Programação

Nessa primeira semana todo o conteúdo é voltado exclusivamente para estudantes do Ensino Médio, com aulas dos componentes curriculares da Base Nacional Comum. O propósito é pelas próximas semanas expandir a programação da TV Educação, com mais conteúdos educativos.

A programação é divulgada diariamente pelos canais oficiais da Seduc, nas redes sociais e site.