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19.07.2019Para as escolas da rede estadual de ensino, o ano de 2019 é de reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). A partir da utilização dos Itinerários Avaliativos, as unidades de ensino, em parceria com as comunidades escolares, estão trabalhando no diagnóstico, monitoramento e a elaboração de seus PPPs. A ação é uma das frentes de trabalho do planejamento de execução e implementação do Currículo Referência de Minas Gerais.
Os Itinerários Avaliativos são um conjunto de ações dispostas em uma plataforma digital que promovem a análise de dados e debates para a construção coletiva da avaliação interna e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais. O objetivo é melhorar e consolidar o processo de aprendizagem de seus estudantes.
Ao todo, são 13 itinerários, que vão da preparação e orientação para o uso da plataforma. Eles incluem análises de desempenho, dos sujeitos e dos territórios, diversidade, inclusão, impacto da violência na aprendizagem, definição e avaliação dos Planos de Ação e das estratégias para o seu monitoramento, entre outros temas. A ferramenta é conduzida por diretores e especialistas das escolas, analistas das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e equipe da Superintendência de Avaliação Educacional (SAE) da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Experiência de sucesso
Na Escola Estadual Presidente Kennedy, em Candeias, na região Sul do Estado, professores, alunos e famílias se reúnem para discutir os diferentes pontos dos Itinerários Avaliativos. O objetivo é construir um documento colaborativo. Já foi feito um levantamento da realidade da escola, como número de alunos e de quantidade estudantes na zona rural e urbana. Também foi necessário fazer uma reflexão sobre como os dados levantados impactam na aprendizagem dos estudantes. A participação da família na escola, informações sobre o entorno da unidade de ensino e os resultados das avaliações externas também foram discutidos.
“Fizemos um reconhecimento da escola para saber realmente o que está acontecendo e a partir daí, elaborar um plano de ação. Ao final de cada itinerário também é necessário propor melhorias para os aspectos analisados”, conta a supervisora da escola, Cláudia Maria Sousa Freire.
De acordo com a supervisora, os Itinerários Avaliativos tornaram o processo de construção do PPP mais democrático. “Agora as discussões envolvem todos os segmentos da escola. Podemos contar com a participação de todo mundo. Além disso, essa construção ajuda a escola a ter uma visão mais ampla e a olhar a escola como um todo”, afirma Cláudia.
A coordenadora da supervisão da escola, Aline Santos Rodrigues, destaca a importância de conhecer a fundo o documento já que o PPP que está sendo construído este ano será implementado em 2020. “Já estamos pensando agora como vamos nos adequar ao novo currículo. O PPP é o retrato da escola. Mostra como está a nossa prática pedagógica e como a escola está organizada. Tudo que faz parte da nossa realidade está nesse documento”, afirma.
A ferramenta que auxilia as escolas estaduais na construção do seu Projeto Político Pedagógico também será ofertada para as prefeituras. O objetivo é que as redes municipais também possam fazer um diagnóstico de sua realidade e elaborar seus próprios Projetos Políticos Pedagógicos.
Currículo Referência de Minas Gerais
O documento é resultado de um ano de intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras.