Goiás
16.03.2022Com o professor ‘Fabão’, Flávio Vieira, de 47 anos de idade, a resposta é rápida. Basta o aluno acessar o QR Code (um código específico), para ter em mãos os conteúdos da disciplina Matemática, em listas de exercícios, atividades de salas de aula, desafio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vídeos, questões e resoluções: “Usamos o Google Drive para armazenar todo o material produzido”, fala o professor.
Por meio de aparelhos de celular ou computadores, os estudantes podem acelerar seu contato com a matéria que será desenvolvida na semana e interagir. “A nossa plataforma é um canal aberto para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão se preparando para o vestibular, trocarem informações e conhecimento acerca da Matemática”, conta Fabão, que leciona há 25 anos no Colégio Estadual Martins Borges, em Rio Verde, no sudoeste goiano.
No caso dos estudantes das escolas públicas estaduais de Goiás, a ideia do professor demonstra a importância dos investimentos feitos pelo governo do Estado para melhorar as condições de acesso digital no ensino público com a distribuição dos computadores chromebooks, por exemplo.
A aluna Flávia Carolina Arantes, de 17 anos de idade, é uma das beneficiadas. Há três estudando no Martins Borges, ela recebeu um aparelho chromebook do Governo de Goiás e utiliza a ferramenta para mesclar seus estudos com as atividades presenciais e on-line. “Com o acesso facilitado à Internet, estou sempre atualizada quanto aos conteúdos e atividades”, explica.
Flávia afirma que o investimento em tecnologia na escola, como o governo goiano atual tem feito, também estimula os alunos à inovação no ambiente escolar. “Inclusive vamos desenvolver um projeto similar ao do professor ‘Fabão’ para benefício de todos os estudantes de 3ª série da nossa escola”.
Computadores para todos
O Colégio Estadual Martins Borges tem 486 alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio nos períodos Matutino, Vespertino e Noturno. “Todos foram beneficiados com os computadores Chromebooks do governo goiano, o que ajuda a colocar os estudantes do Martins Borges em igualdade na corrida do vestibular”, destaca a secretária geral do colégio, Sarah Kalil El Ajouz de Oliveira.